TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Geral E Experimental

Casos: Psicologia Geral E Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  1.379 Visualizações

Página 1 de 8

Maria Fernanda N. G. Belancieri RA: B72CGD-9

Larissa Moreira Chaves RA: B634BB-2

Trabalho de Psicologia Geral Experimental (PGE) observação do Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF)

Araçatuba/SP

2014

Maria Fernanda N. G. Belancieri RA: B72CGD-9

Larissa Moreira Chaves RA: B634BB-2

Trabalho de Psicologia Geral Experimental (PGE) observação do Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF)

Trabalho da disciplina Psicologia Geral Experimental – Professora Luciana Esgalha – Psicologia/3º Semestre

Araçatuba/SP

2014

Introdução

Nesse trabalho serão apresentadas observações que efetuamos no dia 25/03/2014 no Laboratório de Informática da própria Faculdade. O trabalho baseia-se no programa Sniffy Pro – o Rato Virtual que foi o elemento observado e para demais anotações as Fichas de Registro que foi encontrada no Plano de Ensino da disciplina.

Foi pedido a nossa dupla que primeiramente fizesse a observação do Sniffy com nenhum tipo de interferência, ou seja, sem reforçá-lo. Após essa observação de quinze minutos, que marcamos na primeira Ficha todos os comportamentos do Sniffy, começamos a reforçá-lo, e observamos seu comportamento durante mais quinze minutos, por ser um Reforçamento Contínuo (CRF) no início da nossa observação já verificamos uma diferença de comportamento. Após esse procedimento foi efetuado outra observação, com a Extinção do alimento que todas as observações serão esclarecidas no decorrer do nosso Relatório.

Relatório apresentado a disciplina Psicologia Geral Experimental, do curso de Psicologia da UNIP, sob orientação da Prof.º Luciana Esgalha.

Relátório

Para a Psicologia Geral Experimental, o conhecimento é necessário que algo/alguém externamente nos apresente, e com o Sniffy é dessa forma que iremos proceder para ele saber desse conhecimento, com nós observadores apresentando no caso, o alimento, para assim ter o conhecimento.

Sniffy Pro 2.0 é uma ferramenta que proporciona ao campo da Psicologia experimentar sensações semelhantes às experiências realizadas em laboratórios em que se utilizam animais de verdade. Além de proporcionar sensações muito próximas da realidade, Sniffy é considerado por alguns como uma “alternativa ética ao uso de animais na prática de ensino (Eckerman e Tomanari 2003, p. 164).

De inicio nossa primeira observação com o ratinho Sniffy foi no NO (Nível Operante) durante quinze minutos, e devíamos anotar todos os seus comportamentos, relatamos que o ratinho no NO (Nível Operante) agia de forma natural e espontânea, farejava, levantava e se limpava com mais frequência, por tanto, ainda sem saber se alimentar o rato se alimentou apenas uma vez entre os 14-15 minutos. Ainda em nível operante.

(NO) o rato pressionou e se alimentou uma vez, farejou cento e noventa e nove vezes, levantou por cento e quarenta e oito vezes, se limpou cento e quarenta e cinco vezes.

Terminada essa observação começamos a reforçá-lo, todas as vezes que o ratinho chegava perto da barra nós apertávamos a barra para cair o alimento, fizemos isso cinco vezes repetidas, após esse reforço ele foi até a barra poucas vezes, começamos com outro reforçamento, toda vez que o ratinho levantava apertávamos a barra, após esse outro reforçamento que também repetimos por cinco vezes visualizamos que aconteceu o desejado, então começamos mais uma anotação de todos os seus comportamentos durante mais quinze minutos, finalizando o processo de CRF (Reforçamento Contínuo) notamos que o rato em NO (Nível Operante) por não saber a existência da comida, ele se manifestava em maiores quantidade conforme comportamentos mais naturais (farejar, levantar, limpar-se). Analisando a observação do comportamento do ratinho Sniffy no CRF, identificamos que, após aprender que ali naquele determinado local existia comida, ele deixou de se comportar conforme no NO, não era tão comum ele farejar, levantar e limpar-se, ele deixou de fazer esses comportamentos várias vezes, e começou a se dirigir repetidas vezes até a barra onde sabia que se apertasse iria cair alimento.

(CRF) o rato pressionou e se alimentou cinto e oitenta e oito vezes, farejou cinquenta e sete vezes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com