TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia No Direito

Trabalho Universitário: Psicologia No Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

*A partir das declarações do sociólogo Julio Jacob, escolha uma das causas do aumento da criminalidade, citadas por ele, e desenvolva sua argumentação contra ou a favor.

A convicção da impunidade é um dos principais fatores que alimenta a violência. A certeza que os infratores têm de que não serão punidos é o que faz aumentar principalmente os crimes banais.

Hoje temos leis onde permite ao infrator quando é o seu primeiro crime responder em liberdade; se utilizam o beneficio da menor idade; tem o privilégio de poderem fazer seus passeios em datas comemorativas; quando se é condenado ao cumprir 1/3 da pena para eles já lhe competi o direito de cumprir todo o resto em liberdade. Ou seja, infelizmente a justiça tem mais argumentos para lhe manter fora do que dentro da sua real punição. Sem contar na demora para os julgamentos. Por isso na maioria das vezes o crime volta a ser reincidente.

É preciso que os infratores tenham consciência e a certeza que terão que cumprir as penas de acordo com a que eles lhe foi julgada e a punição de certo terá que ser cumprida. Enquanto isso não acontecer à criminalidade continuará em seu circulo

Qual a importância da mediação de conflitos em relação à Justiça Restaurativa?

Porque nesse caso a intervenção dos conciliadores torna-se uma forma mais flexível para a resolução do problema em questão. O papel da mediação é de garantir que as partes dialoguem de modo a construir em conjunto um acordo justo para ambos os lados. A mediação tem a responsabilidade de que esse dialogo não se torne mais um conflito. Por isso tem sido um dos instrumentos principais e ainda podendo ser utilizado em vários tipos e em qualquer estagio do processo criminal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com