TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia No Trabalho

Casos: Psicologia No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

1. Porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?

O porquê de se estudar a Psicologia Organizacional na administração publica e devido à mesma ser uma ciência que estuda o comportamento e a subjetividade, algo que faz parte de todo o desenvolvimento do ser humano, e o administrador trabalha diretamente com pessoas, delas dependem o desempenho de seu trabalho dentro de uma organização, por isso justifica a sua presença no curso de Administração publica. No entanto como o administrador necessita saber lidar com as pessoas, estudando a Psicologia Organizacional o administrador vai entender melhor os comportamentos e necessidades das pessoas, desta forma fazendo irá contribuir para que as coisas em sua organização funcionem melhor e mais rápidas sem perder a finalidade, que é criar condições para o desenvolvimento humano.

2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?

É uma área que surgiu inserida na Psicologia aplicada, onde muitos dos grandes estudos psicológicos sobre o trabalho se encontram.

Os primeiros estudiosos da psicologia do trabalho foram os franceses, que se dedicaram á análise das causas e efeitos da fadiga e à utilização de testes psicológicos para seleção de trabalhadores.

Durante muito tempo os problemas abordados pela psicologia do trabalho limitavam-se ao recrutamento e distribuição de pessoal, em como localizar e selecionar bons trabalhadores e como fazê-los produzir mais e melhor. Esse enfoque na seleção e distribuição de pessoal, fez com que os psicólogos organizacionais, inicialmente, ficassem muito tempo apenas aplicando testes.

Com o passar dos anos, o campo de atuação da psicologia do trabalho alargou-se e passou a tratar, também, da formação do trabalhador, da orientação do trabalho, dos planos de carreira e da organização, em seus diversos aspectos.

3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?

A pesquisa chegou à conclusão que a melhoria das condições de trabalho na organização traria com ela um aumento de produtividade. Um dos fatores mais importantes para a produtividade de acordo com a pesquisa eram as relações interpessoais. É importante para história por ter sido a partir desses estudos que se observou os benefícios de terem os trabalhadores envolvidos no processo de planejamento da organização e no controle do seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com