TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Resumo Livro

Artigo: Psicologia Resumo Livro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  3.747 Palavras (15 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo de Psicologia Organizacional

Lição 01 – integração entre organização e psicologia

1. Conceito:

Psicologia: é a ciência que trata dos estados e processos mentais; é o estudo do comportamento humano ou animal, tanto de seus atos e reações observáveis quanto de seus sentimentos, emoções, atitudes, representações mentais e fantasia.

Questões ligadas à personalidade, aprendizagem, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso.

2. Psicologia Organizacional

Na sociedade do trabalho, se passou a considerar a natureza humana com essencialmente ativa e produtiva, voltada pra a transformação do meio e para a criação de coisas uteis.

Surgiu então a ética do trabalho, em que o sujeito moral, aquele que julga o certo e o errado, passou a fazer julgamento a partir dos valores postos pelo trabalho. Tem o seu destaque também a questões relacionadas ao trabalho, como desempenho, ineficiência, motivação, integração, etc.

Psicologia organizacional, parte da psicologia que se dedica as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais. Sua função é estudar mais profundamente o funcionamento das empresas, visto que elas assumem um papel cada vez mais importante nas sociedades.

3. Função da Psicologia Organizacional

Com os meios para que suas relações no trabalho sejam melhores é fundamental importância para o sucesso de uma empresa.

É analisar e compreender o funcionamento das

empresas, explicar e, se possível, prever a conduta dos grupos e dos indivíduos no seu interior, nunca esquecendo o contexto em que a empresa esta inserida.

As relações sociais que se desenvolvem entre as pessoas, a influencia do grupo sobre seus membros e o papel que os grupos desempenham formal ou informalmente nas atividades da empresa. A estrutura das Organizações, as tecnologia envolvidas, os ambientes sociais e econômicos em que existem tudo isso deve ser levado em conta; essas diferentes áreas não devem ser vistas com unidades independentes, mas como elementos dinâmicos do contexto interno e externo de todas as empresas.

A Psicologia organizacional desenvolve e aplicam métodos e técnicas de investigação por meio de observação, entrevista, escalas das atitudes, inquéritos, por questionários e também sondagem de opinião. O psicólogo organizacional recorre também a métodos de intervenção, como dinâmica de grupo, abordagem sistemática e analise institucional.

4. O papel dos recursos humanos.

Na empresa o profissional de RH precisa praticar negocio em sua própria área de atuação, enquanto os profissionais das demais áreas precisam ser “gestores de pessoas”.

Há elementos condutores de calor, a área de Recursos Humanos deve, na empresa, disponibilizar elementos incentivar ações. As grandes mudanças que estão ocorrendo, e primordial para a empresa gerar alternativas e oportunidades para seus funcionários

adquirem conhecimentos necessários para desempenhar de forma adequada sua função; mas também e necessário propiciar espaço destinado à aquisição de outros conhecimentos, diferentes daqueles restritos a ação corporativa.

O emprego desempenhava a função de articular diferentes níveis do sistema social: motivações individuais, posições sócias e reprodução sistêmica.

O principal aspecto a qualificação e a posição no emprego.

A erosão das normas tradicionais de assalariamento, fundadas em identidades ocupacionais ou de classe, e paulatina perda das funções protecionistas do estado tem como consequência o aumento da individualização na construção e valorização das próprias condições de empregabilidade.

Seus desafios e responder a questão: como a identidade das pessoas vem sendo afetada se a flexibilidade do trabalho requer identidade menos atada.

Podem ser conectadas com mudanças na família, na cultura e também na politica.

Lição 02 – A evolução do homem e das organizações.

1. O homem e a evolução do trabalho.

Os homens viviam em pequenos grupos, alimentando-se da caça e da pesca, construindo, cada um para si próprio, suas armas instrumentos. São formados pequenos grupos de famílias.

Surgiu a divisão do trabalho social, que no inicio se repartia entre homens e mulheres.

Os homens caçavam, construíam, pastoreavam o gado, e as mulheres plantavam, faziam vasilhas de barro, cuidavam das crianças. E havia

divisão sexual do trabalho. A primeira divisão do trabalho de que temos conhecimento.

Com o crescimento da população, aumentaram também as necessidades do homem, que, sozinho, já não conseguia supri-las. Tal necessidade só poderia ser satisfeitas por meio do trabalho.

As pessoas foram ser unindo, formando grupos e se especializando na fabricação de determinado coisas, em trabalhos uteis ao grupo e a si mesmas.

Formando organizações para alcançarem certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar.

Uma organização se constitui quando há pessoas capazes de se comunicar e dispostas a contribuir numa ação conjunta a fim de cumprirem um objetivo comum.

2. O fator humano nas organizações.

Tem os seus objetivos: lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, filantrópicos, econômicos e etc. as organizações envolvem as pessoas, que se tornam mais e mais dependentes da atividade organizacional, já que a produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham.

As organizações crescem e multiplicam. E nesse caso, o fator humano é fundamental.

Investir na capacitação dos trabalhadores, mantendo-os atualizações para atenderem os objetivos da empresa, assim como relacionar profissionais qualificados e prepara-los para um perfeito ajustamento ao ambiente de trabalho, para que sejam homens não só tecnicamente eficientes, mas satisfeitos com sua profissão.

As

organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com