TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP                                                                      INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS                                                                        CURSO DE PSICOLOGIA[pic 1]

CAMPUS PARAISO

Disciplina: Psicologia Social

Prof.ª Camila M. Torres

                           

     NOME:                                                      RA:

SÃO PAULO

2015[pic 2]

Toda Psicologia é Social?

Sim, de acordo com o grupo toda a psicologia é social. Discutimos em sala de aula, que essa psicologia é um campo que pode ser trabalhado em qualquer ambiente, onde qualquer profissional da área da psicologia possa trabalhar independente de sua abordagem. O que muda é o olhar da psicologia social que foca no estudo das ações comportamentais do indivíduo em interação com outros indivíduos nele mesmos. A psicologia estuda o comportamento como dito a cima, isso engloba todas as influências que aquele indivíduo recebeu do meio, de sua cultura e do grupo que está inserido. Podemos perceber que é muito difícil encontrar comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais. Então justamente esses aspectos são o enfoque da psicologia social.

Segundo a autora Silvia Lane, a Psicologia Social estuda o comportamento do indivíduo no que lhe é influenciada, nas suas relações sociais antes mesmo deste nascer, como suas origens e condições históricas. Logo uma visão de mundo virá de quais significados foram atribuídos ás palavras, como cada grupo impõe seu sistema de valores e conseqüentemente um conjunto de ações, emoções e sentimentos decorrentes dessa visão. A psicologia social também estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, essa entendida historicamente de como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência, seus costumes e valores necessários para dar continuidade a essa sociedade. Ela quer saber como o indivíduo se insere nesse processo histórico não apenas como ele é determinado, mas como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.

A autora também nos traz o questionamento “Quando o comportamento se torna social?”. O grupo discutiu sobre o fato de que cada indivíduo tem suas características específicas e só estando inserido no ambiente social é que notamos tamanha diferenciação de uns aos outros. Um exemplo desse confronto com o diferente é o do Psicólogo Fernando Braga da Costa, que se tornou uma figura notória ao se disfarçar de gari por oito anos. Ele começou com uma pesquisa para sua formação acadêmica no intuito de ter uma experiência profissional exercida por pessoas de classes pobres, no qual mais tarde se tornou um sucesso que transformou não só sua vida profissional, mas principalmente sua vida pessoal. Esse é um tipo de pesquisa da psicologia social em que o pesquisador se compromete, sendo na teoria e na pratica havendo uma participação ativa de um ideal social. Segundo Lane, “O fundamental (...) é a psicologia rever sua prática, pois teoria e prática têm de vir junto, não se pode dividir a psicologia social em ciência aplicada e pura”. (Lane, 1985 p19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com