TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Cotidiano Pessoas se Alimentando

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

                     BEATRIZ VAZ FERREIRA – RA: D93HAC7

OBSERVAÇÃO:

Tema:  Pessoas se alimentando

Local:  Fast food Habib’s de SBCampo 

DATA: 06/05/2023   

HORA: 20h30 às 21:35

Observação realizada na noite do sábado 06/05/2023, por volta das 20:30, no restaurante fast food Habib’s, da praça Giovanni Breda, em São Bernardo do Campo.

O espaço interno é composto por um salão amplo, de cores claras e detalhes na cor da franquia (vermelha), com vinte mesas espalhadas no ambiente, identificadas com os números no suporte do guardanapo, que se encontram no centro de cada mesa, bem ao lado do QR code com o cardápio. No canto esquerdo do ambiente, existe um balcão extenso de cor preta, com dois computadores também pretos logo no início da bancada, que em cima possui uma placa sinalizando que ali é o caixa e o lugar indicado para realização dos pedidos para retirada.

Ao lado do balcão do delivery, existe uma janela larga, onde é possível observar a cozinha, onde os pedidos estão sendo preparados e depositados em uma bancada, que fica grudada na janela. O acesso onde os três garçons retiram o pedido para levá-los até a mesa.

Sentei-me na mesa 17, a penúltima mesa antes da janela da cozinha, a única mesa disponível, o restaurante estava com bastante movimentação, com todas as mesas ocupadas, e na porta de entrada, contava com uma fila de espera de aproximadamente dois grupos de pessoas diferentes.

Logo que me acomodei na mesa, as pessoas da mesa do meu lado esquerdo levantaram-se e foram em direção ao caixa, dando espaço para uma família de cinco integrantes ocuparem a mesa. Um avô, uma avó, uma mãe e duas filhas, uma de aproximadamente doze anos e uma de dois anos. Informações que pude ter acesso pois estavam próximos de mim o suficiente para escutar o que conversavam, apesar do ambiente estar com uma poluição sonora da quantidade de gente que falava e dava risada.

Logo que chegaram, a criança mais velha solicitou ao garçom um cadeirão para a irmã mais nova, que atendeu o pedido na mesma hora, levando até a mesa. Eles então se acomodaram, com a mãe de frente a filha mais velha, ao lado esquerdo avô das meninas, na frente do avô a criança mais nova no cadeirão e no canto da mesa, a avó, que ficou entre a criança mais velha e a mãe das crianças. A mãe estava com o celular em uma das mãos, desde que chegou, pendurou a bolsa na sua cadeira e disse algo que não consegui entender de forma nítida, mas foi nesse instante que desbloqueou o celular com uma de suas mãos, e apontou a câmera para o QR code com o cardápio que estava na mesa.

Enquanto observava o cardápio no celular, falava algumas opções do cardápio para que todos ouvissem, e em discussão entre todos da mesa, decidiram realizar o pedido de um combo de esfihas, então a criança mais velha inclina-se a um dos garçons que estava do seu lado direito e faz um gesto com a mão para que ele se aproximasse da mesa.

O pedido é realizado pela criança mais velha, enquanto o garçom anota em um aparelho digital, parecido com um celular, ela tira algumas dúvidas dos pedidos de cada um individualmente e complementa o pedido com o garçom. O garçom guarda o aparelho no bolso de seu uniforme e se afasta da mesa.

O avô, avó e mãe trocam palavras o tempo todo, e é possível escutar a risada dos três enquanto conversam, e é nesse momento que a filha mais nova esboça um choro junto a um pedido para descer da cadeira em que estava sentada. A irmã da menina inclina-se para fora de sua cadeira, vai até ao lado de sua irmã, envolve-a com os braços, a pegando no colo e depositando-a no chão, que no mesmo momento em que os pés da menina mais nova entram em contato com o chão, sai correndo em volta das mesas, a mãe interrompe as palavras, dirige a palavra a filha mais velha solicitando que vá atrás de sua irmã. A criança mais velha corre então por volta das mesas atrás de sua irmã.

Após 2 minutos mais ou menos, a criança mais velha retorna a mesa com a criança mais nova em seus braços, e é no mesmo momento em que o garçom vem de encontro a mesa com o pedido da família. O prato da comida é posto no centro da mesa, e o garçom posiciona na frente de cada um o prato e talheres, enquanto a irmã mais velha acomoda a irmã mais nova novamente no cadeirão.

A irmã mais velha retira uma das esfihas do prato que se encontra no meio da mesa e coloca no prato de sua irmã mais nova, com movimentos e na fala, pede para a irmã comer com a mão, explica que é mais fácil, e a irmã mais nova a obedece, repetindo os mesmos movimentos da qual foi instruída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com