TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio psicologia cotidiano

Por:   •  15/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  6.792 Visualizações

Página 1 de 3

Campus Marquês – São Paulo

2015

RELATÓRIOS

Relatório 01:

Local da observação: Metro Barra Funda- linha vermelha.

Horário de início: 7:30 Horário de término: 9:00 Duração: 1 hora e 30 minutos.

Data: 02/03/2015

Descrição da observação:

A seguinte observação aconteceu em um terminal de metro , localizada na Barra funda – São Paulo. No metro,após passar a catraca,me deparei com a seguinte sena.

Havia uma super lotação de usuarios de metro, não sei ao certo quantas pessoa estavam ali tentando entrar no metro, mas imagine milhares de pessoas, o fluxo de pessoas é muito grande, logo em seguida ouvi uma voz de um funcionario do metro relatar no Alto falante,

" Senhores pasageiros devido uma pane o metro irá circular em velocidade reduzida"

As pessoas que ali estavam começaram a murmurar reclamando em voz alta, algumas com as pessoas que estavam ao lado, outras apenas com elas mesmo em voz alta, outras mudaram as suas feições faciais negativamente.

Vejo muitas pessoas tirando foto do agromerado de pessoas e algumas filmando,ao meu lado uma moça bem vestida, pega o celular disca o numero e diz, " Bom dia hoje irei me atrasar pois o metro esta lotado, não tem condições de entrar, houve uma pane e até eu conseguir entrar vai demorar, esta muito cheio e estou na Barra Funda, esta um aperto de pessoas, avisa a Sueli para mim por favor ! Obrigada. Logo ela desliga o celular e começa a tirar fotos.

O metro esta vindo e as pessoas estão se empurrando e andando com passos lentos até a linha amarela marcada no chão que da o limite para a espera do metro .

Vejo a fila que é reservada para o preferencial, também esta muito cheia e não tem só pessoas da classe preferencial na fila.

O metro parou e as pessoas estão empurrando umas as outras para entrar no vagão, a pessoa a minha frente diz " Não vou conseguir entrar nesse !". As pessoas estão entrando no vagão entre enpurrões e se espremendo. Escuto um apto e a porta se fecha do vagão, Vejo as pessoas que entraram no vagão muito apertadas.

Após o vagão partir, não para de chegar pessoas para utilizar o metro, ainda continua muito cheia a plataforma, vejo um formigueiro de pessoas.

A uma distancia um pouco longa dois rapazes estão discutindo,um empurrou o outro bruscamente, aproxima -se deles dois funcionarios do metro e os separa.

O barulho esta muito alto são muitas pessoas falando ao mesmo tempo.

O próximo vagão esta se aproximando o vento aumenta vejo os cabelos das pesoas ao vento, continuam se empurrando para entrar no vagão com passos lentos, o vagão se fecha e esta lotado dentro dele.

Reflexão :

Utilizar  o metro no horario de rush é viver momentos de tensão, desconforto e insatisfação, devido as filas, aglomeração e tumultos de pessoas para utilizar o metro.  

A estação de metro não acompanhou o crescimento de numeros de passageiros  sendo assim um palco de tumultos diáros. Os contratempos do metro são um reflexo de que ainda há o que se fazer para atender as necessidades da população que vem crescendo cada vez mais.

O metro esta operando acima da sua capacidade com vagões exageradamente lotado, sendo assim se tornando fruto de pessoas cada vez mais intolerantes no dia a dia, afetando as pessoas a chegarem ao seu destino no hoario preciso, cada vez mais elas precisam se programar para sair mais cedo de suas residencias e assim reduzindo tambem a sua qualidade  de sono, ou seja prejudicando a sua qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com