TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação psicologia cotidiano idoso

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  2.462 Visualizações

Página 1 de 7

Local: mercado municipal

Data:08/03/2017

Horário de início: 15:00     horário de término: 16:00

Duração: 60 minutos

  No mercado municipal havia várias pessoas de todas idades, porem maioria idosos, com um grande fluxo de pessoas comprando, comendo, ou só olhando mesmo, havia várias bancas de diversas coisas açougue, peixaria, embutidos, verduras, ambiente com cheiro forte, mistura de vários odores, então resolvi observar o vendedor da banca de embutidos, um senhor já com cabelos grisalhos, de origem asiática por ter olhos puxados.

  Notava-se sua experiência naquilo em que estava trabalhando, talvez por ter trabalhado anos nessa profissão, quando chegava cliente em sua banca, atendia os com um sorriso no rosto e com educação sempre oferecendo algo mais para eles estarem comprando, quando a banca estava sem cliente, ele ia conversar com seu vizinho do lado, os dois aparentava ter aproximadamente a mesma idade, e pela sintonia que eles conversavam pareciam que se conheciam á muito tempo.

  Ele parecia feliz com seu trabalho, só que não sei se realmente gostava desses dias de trabalho árduo, apesar dos sorrisos, poderia apenas ser superficial para conseguir mais clientes e vender mais de seus produtos ou talvez realmente ele estava feliz por ser útil estando ali e ganhando seu dinheiro ao invés de ficar em casa desfrutando de sua aposentadoria.

Local: Mercado municipal

Data: 08/03/2017

Horário de início: 13:00         Horário de término: 14:00

Duração da observação: 60 minutos

   Fui ao mercado municipal comprar umas coisas, pude observar um casal de idosos na banca de ervas naturais, a maneira na qual eles olhavam tudo, tive a percepção que sabiam para que serviam cada uma daquelas ervas, no geral pensamos mesmo que chá e coisa de “avó”, o senhor pegou alguns pacotes, pagou e carregou as sacolas para sua companheira e continuaram os dois caminhando um do lado do outro e olhando as bancas, pararam em uma de embutidos e compraram queijo, agradeceu ao vendedor que tinha embrulhado em um saco de papel e foram caminhando na direção do estacionamento, ele colocou as sacolas no porta mala de um carro, entrou com sua companheira e saiu dirigindo.

  Os dois pareciam um casal feliz, durante todo o seu trajeto no mercado foi um grande cavalheiro com sua companheira, segurou suas mãos, carregou suas sacolas, fiquei imaginando como um casamento duraria tanto tempo e ainda existir essa cumplicidade ou talvez eles se conhecem a pouco tempo e são apenas namorados e estão naquela fase inicial de paixão e conquista, quebrando esse estereótipo de que indivíduo idoso não pode começar a construir algum tipo de relacionamento apesar de sua idade.

Local: Campinas shopping

Data: 10/03/2017

Horário de início: 14:00         Horário de término: 15:00

Duração da observação: 60 minutos

  Estava passeando pelo shopping e me deparei com um homem já idoso, ele estava observando todas as vitrines, não tinha muito fluxo de pessoas, acho que devido ao horário e por ser durante a semana, ele estava sério, entrou em uma loja de calçados, pediu a vendedora trazer alguns modelos na sua numeração, sem muita demora escolheu e concretizou a compra, ao sair da loja agradeceu a atendente e continuou andando pelos corredores do shopping sempre olhando a vitrines, parou em uma cafeteria, tomou um café e depois saiu em direção em uma loja de roupas infantil e saiu com uma embalagem de presente.

  Percebi que ele curte ir ao shopping e escolher suas coisas, e nem precisou de ajuda para comprar, talvez ele foi passear sozinho, por ser horário comercial todos em sua casa estava trabalhando e ele foi fugir do tédio e se distrair ou só foi comprar seu sapato e aproveitou para levar um presente ao neto ou era aniversario de alguém próximo.

Local: Grainners PUB

Data: 10/03/2017

Horário de início: 14:00         Horário de término: 15:00

Duração da observação: 60 minutos

   Grainners um barzinho que toca rock, voltado para o público adulto, o ambiente estava agitado com música ao vivo, o que me chamou atenção foi um grupo de pessoas com idade que difere da maioria que ali estavam presentes, eles estavam com uma energia radiante, tomando uns drinks, todos eles estavam exalando felicidade talvez por causa da bebida ou pelo som que estavam tocando.

   A sociedade geralmente imagina que pessoas mais velhas é em casa curtindo um descanso e repouso, ao me deparar com aquele grupo se divertindo quebra esse estereotipo, que eles podem sim sair e se divertir entre amigos.

Local: Condomínio gemini

Data: 12/03/2017

Horário de início: 08:30        Horário de término: 09:30

Duração da observação: 60 minutos

   No condomínio onde moro de minha sacada sempre quase no mesmo horário posso observar minha vizinha, caminhando todos os dias no estacionamento sozinha, faz uma rotina diária indo e voltado com passos lento, ela cumprimenta todo mundo que passa por ela com um bom dia e um sorriso no rosto.

  Pude observar que ela fez essa rotina matinal sozinha, talvez porque os filhos trabalham e não pode acompanha-la e como ela sendo idosa não pode ir a rua sozinha, pois pode acontecer algum acidente dela cair, talvez ela caminha por indicação medica em prol de sua saúde.  

Local: Antony cabelereiro

Data: 12/03/2017

Horário de início: 11:15        Horário de término: 12:15

Duração da observação: 60 minutos

  Quando fui ao salão me deparei com uma senhora bem vestida, aparentemente alegre, comunicativa e educada com a manicure que estava fazendo suas unhas, pela sintonia de ambas dava para perceber que ela era frequentadora assídua do salão, escolheu um esmalte no tom rosa claro nas mãos e branco nos pés, ficou o tempo todo contando história do seu cotidiano.

   No termino do serviço da manicure ela agradeceu e ficou admirando suas unhas, aparentemente feliz, satisfação por esta se sentindo bonita, que apesar da idade não abandonou a vaidade e continuou cuidando de sua aparência exterior.

Local: Restaurante

Data: 13/03/2017

Horário de início: 13:30         Horário de término: 14:30

Duração da observação: 60 minutos

   No restaurante havia muitas pessoas, ambiente iluminado, organizado, em uma mesa de canto tinha uma senhora almoçando sozinha, observei que ela poderia ter alguma patologia pois estava com suas mãos tremendo. O garçom lhe trouxe costela, torremos e várias outras guarnições, ela comeu com muita satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com