TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia em Foco

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia em Foco

Palestra apresentada por Graça Diniz

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico, entender o sofrimento independente do motivo, o acolhimento inicial é o procedimento para recepção do usuário e família no CAPS. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto.

O psicólogo no CAPS de processos avaliativos de assistência ao indivíduo que procura o serviço. O psicólogo tem um escuta do que diz respeito ao acolhimento relacionada á necessidade do indivíduo.

Objetivos do CAPS

Promover um ambiente de acolhimento e cuidado especializado no momento de crise.

Integrar a família ao tratamento.

O TR Técnico de Referência Sua função é acolher, escutar a família.

Atividades Propostas

Grupo de Acolhimento - Estimular o lazer, onde os indivíduos retornam ao serviço após final de semana.

Grupo de Família– Promover um espaço acolhedor, de escuta aos sentimentos de cada participante.

Residências Terapêuticas

São lares ocupados por pessoas com longo tempo de internação e não aceitação/ ausência da família no cuidado. Os usuários permanecem na casa com um cuidador.

Serviço Residencial Terapêutico

São casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas com transtornos mentais graves egressas de hospitais psiquiátricos ou hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico, que perderam os vínculos familiares e sociais; moradores de rua com transtornos mentais severos, quando inseridos em projetos terapêuticos acompanhados nos CAPS.

Programa De Volta Para Casa

Tem por objetivo garantir a assistência, o acompanhamento e a integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas com transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica.

Palestra apresentada por Lenie Campos Maia

É uma manifestações artísticas que uni a medicina, para reduzir as tensões e o stress que circulam no ambiente hospitalar. Tem sido observado a diminuição de sedativos e o aumento das altas hospitalares, na melhora do sono, e até pacientes em coma acordando.

Alguns profissionais ainda resistem á essas atividades, mas mostram mudanças em seus comportamentos. Observa uma expressão de alegria, relaxamento, e a interação dos profissionais com os pacientes. O projeto é na assistência do paciente procurando ter melhores recuperações, uma interação melhor entre os pacientes e os familiares no momento de dificuldade na

recuperação da saúde, para que os profissionais continuem fazendo uma melhor recuperação e um bem-estar para os psicológicos.

A psicopatologia na Arte e na História

Palestra apresentada por Ivo Rosas

É uma história nas quais as manifestações artísticas estiveram ligadas com vários distúrbios psíquicos e a psicologia que não esteve tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com