TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia-entrevistas

Ensaio: Psicologia-entrevistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Ensaio  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA-ENTREVISTAS

1º PEDAGOGA

1. Qual sua postura como professora em relações interpessoais com o aluno?

R: A criança é um ser social que aprende e se desenvolve na interação com o outro e com o meio. Os alunos precisam ser visto com um olhar diferenciado e o educador deve buscar criar o vinculo com o seu aluno favorecendo desta maneira a aprendizagem e o desenvolvimento desta criança. Vale lembra que segundo Vygostsky e Piaget o educador deve se relacionar com o seu aluno e mediar a construção do conhecimento para que juntos o aluno possa aprender .

2. Sua visão Pedagógica sobre aprendizagem?

R: Gosto muito de Vygostsky e suas teorias. Acredito que a interação com o meio faz com que os alunos aprendam e se desenvolvam. É exatamente pela aprendizagem que o ser humano se constrói e se transforma . Esse processo de construção/reconstrução adquire significados diferentes em função das característica individuais e singulares , como também do contexto, da cultura , da família da escola em que o indivíduo esta inserido. Sendo assim o educador deve buscar ser o mediador na construção do conhecimento.

3. Quais metodologias de ensino e aprendizagem que você utiliza?

R: Na minha prática utilizo metodologias ligadas à teoria de Vygostsky. Gosto de trabalhar com temáticas relaciona as vivências dos alunos. Gosto que eles trabalhem muito em grupos, pois acredito que a Zona de Desenvolvimento proximal pode auxiliar na construção do conhecimento.

4. Formas de avaliação adotadas por você?

R: Por trabalhar com Educação Especial e Educação Infantil, tenho uma visão muito particular sobre avaliação. Trabalho com a avaliação processual continua e reflexiva. Avalio os alunos durante todo o processo e faço as mudanças que acho necessária. Verificando sempre como está o processo de ensino e aprendizagem dos meus alunos e caso a aprendizagem não esteja ocorrendo de maneira satisfatória.

5. Qual sua visão sobre a educação no século XXI?

R: Acredito que a educação no século XXI tem que acompanhar as demandas de um novo tempo. Estamos na Era da Tecnologia e os alunos tem acesso a informação muito facilmente através dos meios de comunicação, principalmente pela Televisão e Internet. O educador deve estar preparado para as demandas do novo tempo e utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem. Deve buscar pensar que a sua função não é simplesmente transferir informações e sim mediar os alunos na construção de conhecimento.

2º PEDAGOGA

1. Qual sua postura como professora em relações interpessoais com o aluno?

R: A criança aprende partindo da troca de experiência com quem esta em sua volta familiares, o meio onde vive, amigos ou educadores, cabendo ao professor mediar e transformar em vinculo para que a aprendizagem se torne possível e eficaz.

2. Sua visão Pedagógica sobre aprendizagem?

R: Acredito que a troca com o meio onde o educando vive faz com que ele aprenda, constrói e transforma em ensinamentos para a vida . Gosto muito das teorias de Vygostsky e Piaget tento mescla-las no meu dia a dia.

3. Quais metodologias de ensino e aprendizagem que você utiliza?

R: Gosto muito da metodologia ligada as teorias de ensino e aprendizagem de Vygostsky e também das fases de desenvolvimento de Piaget.

4. Formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com