TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social

Por:   •  24/3/2016  •  Dissertação  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

Aluna: Monique Cândido do Rosário Gomes 

Avaliação



Escolha TRÊS das questões abaixo para responder.

1) Qual é o objeto de estudo da psicologia social e de que forma ela se diferencia de uma psicologia positivista?


2) A partir do conceito de identidade (Ciampa, 1989), você estaria de acordo com o ditado popular?Filho de peixe, peixinho é? Por quê?

3) Comente a afirmação: O sentido da palavra é totalmente determinado pelo seu contexto. De fato há tantas significações possíveis quantos contextos possíveis? (Bakhtin, 2014, p.109).

4) No contexto escolar, muitas vezes, conhecemos os estudantes apenas pelo seu comportamento em sala de aula. Qual foi a importância das pesquisadoras (Kalmus e

(Paparelli, 2004) conhecerem as crianças? Para além dos muros da escola?

 

Respostas:

02) R- Não concordo com o ditado “filho de peixe, peixinho é”, porque de acordo com o texto de Antonio da Costa Ciampa, onde podemos entender o conceito de identidade como algo que esta em construção, relacionadas com varias condições experimentadas pelo individuo, o autor nos dar a entender que a identidade é construída entre as relações do individuo com o meio a qual ele se relaciona, não somente no âmbito familiar, mais também com os amigos e no trabalho e com todas as relações que estão a tua volta, podemos perceber claramente que a construção da identidade é um processo que possui vários fatores envolvidos e não unicamente as referencias dos pais com os filhos, por isso esta afirmação não se mantém.

 O processo de identidade é construído a todo tempo, por isso mudamos e estamos em transformação constate, o individuo é o personagem de uma historia que é construída com as relações entre os próprios indivíduos, exemplo:

A mocinha que se torna dona de casa, mãe de filhos, etc., a outras que se tornam prostitutas...” (Texto Identidade – Antonio da Costa Ciampa – pag.: 61 – As características fundamentais da Psicologia Social).

 Neste trecho, por exemplo, podemos observar há constante mudança, o que é são algo comum ao longo da nossa formação como pessoa, tanto na formação da personalidade quanto na formação de identidade.

Ciampa trata a identidade como processo em construção que esta em constante movimento, uma “metamorfose”, ou seja, mudança, ele nos escreve também que o individuo traz consigo outras identidades, por exemplo: o Homem (ele é pai e é filho) o individuo se coloca em situações diferentes assumindo vários papéis tanto de ser pai, e ao mesmo tempo ser filho, possuindo varias identidades, mais são utilizadas de forma diferentes de acordo com o momento em que se pede.  O texto também fala sobre a nossa representação, quando estamos nos apresentando ou conversando com uma pessoa, estamos nos representando, colocando em amostra a nossa identidade. A identidade estar em uma constante transformação.

3) R- Segundo o autor o homem é responsável pela construção da linguagem, ou seja, o individuo é capaz criar e apropriasse da linguagem, fazendo com que ela seja interpretada de varias maneiras, a sua representação esta ligada a um contexto, a condições sociais e econômicas e que o interlocutor se encontra no processo de compreensão.  

 “No processo de compreensão, a cada palavra do outro fazemos corresponder uma serie de palavras nossas, formando uma replica. Quanto mais numerosas e substanciais forem nossas replicas, mais profunda e real é a nossa compressão. Compreender é, portanto opor a palavra uma contra palavra. O sentido construído na compreensão ativa e responsiva é o traço de união entre os interlocutores.”

De acordo com a citação acima o autor menciona o sentido a compreensão da palavra se dar através de uma replica, em maior quantidade de replica deste mesmo assunto maior a nossa compreensão sobre ele, o sentido da palavra se dar através da emissão sonora dada à entonação em que se fala (o locutor) e a como ela é recebida pelo interlocutor, ele se contrapõe através de outra palavra fazendo com que o seu entendimento tenha sentido.

O sentido da palavra se dar através de maneira diversa de acordo com o recebe o a informação e com a sua forma de interpretação dessa palavra, cada pessoa pode interpretar a mesma frase de maneira diferente.

4) R- A pesquisa realizada pela Jaqueline Kalmus, e Renata Paparelli, nos traz a uma realidade conhecida, claramente podemos dizer sobre a importância de conhecer os estudantes para além dos muros da escola, esta é uma discussão que nos traz uma serie de outros assuntos mais o importante para começar a falar sobre este assunto é a importância de ser conhecer o estudante em seu convívio social, conhecer tua família, tua realidade social, sua cultura, sua realidade financeira, e as questões que o envolve para assim poder combater a evasão escolar, para assim combater os níveis de repetentes, conhecer o estudante que tem gerado no âmbito escolar dificuldades no aprendizado e na continuação do seguimento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (342.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com