TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Presidente Antônio Carlos

Curso de Graduação em Psicologia

Campus Barbacena

Estudo Dirigido

Alunos:

Período:

Disciplina:

Professor:

Primeiro Estudo dirigido – Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas como atividade de complementação de carga horária do dia 27/08/16. A partir das aulas ministradas, dos textos encaminhados, dos conhecimentos adquiridos na disciplina, responder as questões abaixo. Atividade poderá ser realizada em grupos de até 04 elementos e possui 5 (cinco) pontos como valor. O trabalho deverá ser entregue em cópia física ao professor na data de 01/09/16. Destaca-se que não serão aceitos trabalhos após a data estipulada e que a não realização da atividade incorre como “falta” no dia 27/08, na atividade de complementação de carga horária.

Questões:

  1. Caracterizar o objetivo estudo da Psicologia Social e refletir sobre sua importância para a atuação do Psicólogo, independente de sua área de interesse / atuação.  (Valor: 0,5)
  2. Silvia Lane afirmou que “As leis gerais da Psicologia dizem que se apreende quando reforçado, mas é a história do grupo ao qual o indivíduo pertence que dirá o que é reforçador ou o que é punitivo.” O que esta assertiva representa? Discorra sobre a perspectiva sócio-histórica imbricada nesta colocação.  (Valor: 0,75)
  3. Analise a afirmativa: “somente na convivência  com outros o homem é homem. O homem não social só poderá ser um animal ou um deus” . A partir da premissa que o homem é um ser social, refletir e discorrer sobre as instâncias de mediação social do indivíduo: (Valor: 2,25):
  • Linguagem
  • Identidade e sua constituição
  • Papeis sociais
  • Liberdade e consciência de si
  • Família e suas funções
  1. Refletir e discutir sobre a evolução do conceito e valoração de indivíduo ao longo da história, de mônade a ser social, perpassando a discussão pela análise dos discursos de poder e interesses econômicos. (Valor: 0,75)
  2. O que é um grupo? Quais os elementos que o constituem? Discutir sobre o papel e importância dos microgrupos e macrogrupos na formação do indivíduo e da sociedade. (Valor: 0,75)

Atenciosamente,

Márcio de Campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com