TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social

Por:   •  12/3/2018  •  Seminário  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

Primeiro não há um consenso á definição do que seja a Psicologia Social. Segundo a Psicologia Social pode ser definida como área de conhecimento ou como área de atuação. Como área de conhecimento, e é ai que não existe um consenso, muitos definem a Psicologia Social como estudo do comportamento dos sujeitos frente a outras pessoas. A PUC considera essa definição bastante limitada, por isso preferem trabalhar a partir das concepções instaladas no campo pela professora Silvia como Psicologia Social como um conhecimento, uma área da psicologia, uma área da ciência psicológica que estuda a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais, ou seja, todo fenômeno social, seja ela violência, relações de gênero, comunicação, exclusão, preconceito, comportamento político, seja ele qual for o fenômeno social que queremos delimitar, ele tem dimensões que podem ser jurídicas que se referem aos seus aspectos legais, dimensão ética, moral, sociológica, antropológica, econômica, uma das dimensões é a dimensão psicológica ela se refere ao conjunto de registros simbólicos, subjetivos, psicológicos que os sujeitos fazem e que compõem, que é parte desse fenômeno social.                                                                                                                                                                             Assim pra que exista exclusão social, por exemplo, é preciso que a exclusão exista na realidade enquanto formas de relacionamentos, mas é preciso que ela exista nos sujeitos, é preciso que exista algum registro pros sujeitos, valores, atitudes, formas de pensar, significados, sentidos, seja lá o conceito que quisermos usar no campo da Psicologia Social, que exista nos sujeitos registrados de alguma forma, essa existência no sujeito é a dimensão subjetiva e ela efetivamente compõe o chamado fenômeno social. A Psicologia Social estuda esta dimensão dos fenômenos sociais.

Como área de atuação é a aplicação desse conhecimento e os psicólogos atuam em todos os lugares onde existam os coletivos, nas instituições, em comunidades, nos movimentos sociais, na sociedade em geral, é uma aplicação daquele conhecimento adquirido, da compreensão que o psicólogo adquiriu pelo conhecimento cientifico da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais.

O profissional de Psicologia Social pode-se dizer de uma maneira geral que ele trabalha com coletivos de pessoas, onde o interesse for o coletivo das pessoas, as relações sociais, as construções de significado que esse coletivo faz, as representações sociais desse coletivo, ou seja, onde existir um coletivo e nos interessar os registros que essas pessoas fazem no espaço da inter-subjetividade em grupos, comunidades, movimentos, instituições aí poderá se encontrar um psicólogo social.

Qual o campo de atuação? Onde houver interesse nas relações, nos fenômenos que surgem no coletivo nesse espaço da inter-subjetividade pode existir um psicólogo trabalhando, pesquisando. Ele vai trabalhar, vai se interessar pelas relações de gênero, pela escolha de parceiros, pelas relações pais e filhos, grupos familiares, pela comunicação, pela mídia, pela exclusão, pelo comportamento político, pelos movimentos sociais, relações comunitárias, instituições, muitos psicólogos sociais estudam relações dentro das instituições, como as instituições totais estudadas pelo Gofman. Então o importante da compreensão é que o psicólogo social ele pode estar em qualquer lugar onde qualquer outro psicólogo de outra área esteja, a diferença é o foco, é a perspectiva que ele vai olhar a realidade, ele está interessado na dimensão subjetiva dos fenômenos coletivos.

Psicologia social é uma área de conhecimento ou uma área de atuação, o profissional que nela trabalha pode ter qualquer abordagem teórica, pode ser um psicanalista, um comportamentalista, um sócio-histórico, a sua abordagem teórica pode ser a mais variada, qualquer uma daquelas que compõe a psicologia. E, portanto a metodologia de trabalho, de pesquisa desse profissional vai depender da sua abordagem teórica, no entanto é possível dizer que em geral como ele está interessado nos coletivos ele trabalha com metodologias que utilizam grupos, entrevistas grupais ou entrevistas individuais voltadas onde o tema, o debate que se conversa é alguma coisa sobre a vida coletiva. Então ele tem interesse na vida coletiva e por isso, ele em geral, prefere metodologias, procedimentos de pesquisa e de trabalho onde as pessoas estão em relação, onde o espaço inter-subjetivo é o foco do trabalho desse profissional.

O cotidiano e as dificuldades são as mesmas que qualquer psicólogo enfrenta em qualquer área. Citando algumas que tocam de perto a psicologia social, uma delas é o reconhecimento dessa área, desse profissional, o próprio reconhecimento que a psicologia em geral tem na sociedade, ou seja, o pouco reconhecimento, que está diretamente ligado a um segundo aspecto que é o conhecimento da psicologia, muitas vezes se desconhece o que faz o psicólogo, temos uma tradição a imagem social da psicologia que está muito ligada ao trabalho terapêutico, ao trabalho de tratamento de cura, ao trabalho clínico, mas os psicólogos trabalham em muitas outras coisas e os psicólogos sociais não trabalham com terapia, então há um desconhecimento maior, porque ele não está ligado a aquela área tradicional, a área que o imaginário social, que o conhecimento comum sabe sob a psicologia, então existe uma dificuldade ai nesse campo do reconhecimento e do conhecimento que atrapalham a demanda que se faz para o serviço do psicólogo, ao invés de chamar um psicólogo social para compreender, dar visibilidade, trazer visibilidade e compreensão para as relações sociais, para os valores daquele grupo, para os significados que o grupo está produzindo, ao invés de chamar para isso, em geral chamam quando há problemas e ai vem toda uma intenção, uma demanda de um trabalho muito mais terapêutico, do que um trabalho de promoção de saúde como em geral os psicólogos sociais fazem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com