TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Grupal

Uma nova disciplina para o advento de uma era

Teorias sistêmicas e da comunicação humana

Bertrand Russell,elaborou sua teorias em 1910, alegando que uma classe(grupo) não pode fazer parte de si mesmo ou que um dos membro não e a classe, ou seja um sistema não e a soma de suas partes e os resultados da analise não se aplica ao conjunto como um todo.

A teoria geral dos sistemas foi considerada a terceira grande contribuição a busca da teoria unificada do comportamento humano, as primeiras foram teoria psicanalítica e a teoria behaviorista.

Em 1968 Von Bertalanffy postulava que tinha que observar e compreender o que ocorre nos níveis mais elevados de organização da matéria viva e não apenas desvendar o que passa no nível físico-químico ou molecular.para seu enfoque sistêmico relativo aos organismo vivos criou a expressão biologia organismica.

Foi observado que em vários campos do conhecimentos científicos  foram estudado o conhecimentos humanos e que Von Bertalanffy não foi o primeiro e o único a estudar organismos biológicos, assim passaram a ter relevância no contexto dessa orientação epistemológica.

Os acontecimentos já não eram mais explicáveis pela referencia causal ou em função de decisões e ações individuais e sim da ação de sistemas sociocultural em interação sejam preconceitos,ideologias, tendência sociais e outros,  no campo da historia sociologia em ação.

Com essa concepção o grupo em detrimento do individuo garante os direitos familiar e não apenas com o seus componentes com distúrbio mental.

Na década de 40 surgiu outras teorias que veio fazer parte da teoria geral dos sistemas:

Teoria cibernética (wiener, em 1948)controle baseado na comunicação entre os sistema e o meio, como o interior do sistema e na retroalimentação das funções do sistema pelo meio ambiente.

Teoria da informação ( Shannon e Weaver, em 1949) postula que a informação possa ser uma medida de organização e a define como uma expressão isomórfica da entropia negativa da termodinâmica.sendo a comunicação transferência de informação.

Teoria dos jogos( Von Neumann e Morgenstern, em 1947) observação dos comportamentos dos jogadores “racionais” quando ganha ou perde  e se tem alguma estratégias.

Kuhn (1970) que se define uma revolução cientifica pelo surgimentos de novos esquemas ou paradigmas conceituais, o principio  determinou os chamados “procedimentos analítico” da ciência que entendem que uma entidade pode ser estudada resolvendo em partes e pode ser constituída ou reconstruída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com