TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Mariana de Oliveira Angotti                                                         2º Ciclo (manhã)

Resumo – Capítulo 5 do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia”

A psicanálise nasceu da curiosidade de Freud em relação as fantasias, sonhos, esquecimentos e interioridade do homem. Freud revolucionou a história da psicologia ao enxergar esses itens como problemas científicos. A psicanálise ajuda a justificar o porquê de muitas ações feitas pelo homem, a variação de humor, agressividade, excesso de individualismo, etc. Atualmente essa ciência é aplicada por meio de terapias, orientação, trabalho em grupo e outros meios. Quando vivo, Freud formou-se em Medicina com especialização em psiquiatria, foi professor e funcionário em um laboratório de fisiologia. Começou a atender pessoas que apresentavam algum problema nervoso, isso o ajudava financeiramente. Quando se formou, conseguiu uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com um importante psiquiatra francês, retornou a sua terra, Viena e voltou a clinicar, usando a hipnose para curar seus pacientes que apresentavam distúrbios nervosos. Entre esses pacientes, encontrava-se Ana O., uma moça que cuidava do pai enfermo e durante esse período apresentava pensamentos e impressões de que desejava a morte do pai. Somente por hipnose, era possível a identificar o porquê dos sintomas de Ana O., que eram paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento, estavam relacionados a vivencias anteriores e a atual situação de seu pai. Enquanto hipnotizada, relembrava desses momentos e seus sintomas desapareciam, essa técnica foi nomeada por Breuer como método catártico.

Para Freud, a razão de esquecermos muitos fatos de nossas vidas, é que esses fatos são penosos, comprometedores, algo bom que foi perdido ou intensamente desejado. Exatamente por isso, há de serem esquecidos. A força psíquica que se opunha a tornar conscientes esses fatos foi denominada por Freud como resistência. O processo que faz esses fatos desaparecerem da consciência chama-se repressão. Ambos os conteúdos localizam-se no chamado inconsciente. O pré-consciente é aquilo que não esta na consciência em determinado momento, mas é de fácil acesso. O consciente recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Esses três sistemas fazem parte da primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico.

Em suas investigações e analise, Freud foi percebendo que a causa de muitos pensamentos e desejos reprimidos estava ligada a conflitos de ordem sexual, iniciados na infância. O corpo do individuo nos primeiros anos de vida, é erotizado. O prazer é encontrado em seu próprio corpo e há um desenvolvimento progressivo. As fases deste desenvolvimento foram definidas por Freud como: fase oral, quando a zona de erotização é a boca, o que explica o fato dos bebês chuparem dedo, colocarem objetivo na boca, etc; fase anal, quando a zona de erotização é o anus; fase fálica, quando a zona de erotização é o órgão sexual ; e o período de latência, um intervalo na evolução da sexualidade, que dura até a puberdade. Durante o processo de puberdade, é atingida a ultima fase: a fase genital, quando o objeto de desejo não se encontra mais em si mesmo, mas no outro.

A estruturação da personalidade do individuo ocorre pelo complexo de Édipo. Neste evento, a mãe é vista como objeto de desejo do menino e a figura do pai aparece como rival, impondo um limite nessa relação. Ele então escolhe o pai como modelo de comportamento, procura tomar as mesmas atitudes que ele, para “ter” a mãe. Em seguida, por medo de perder o amor paterno, o menino desiste da mãe e no mundo social, vai a procura de alguém que seja como ela.

Os três sistemas da personalidade: id, ego e superego, são introduzidos por Freud, explicando a segunda teoria do aparelho psíquico. O id é regido pelo principio do prazer, possui as mesmas características do sistema inconsciente, da primeira teoria. O ego é regido pelo principio da realidade que junto ao principio do prazer, formam o funcionamento psíquico. Suas funções básicas são: sentimentos, percepção, memória, pensamento. O supergo vem do complexo de Édipo. Seu conteúdo refere-se a exigências sociais e culturais. Para compreender a constituição do superego, é essencial entender sobre o sentimento de culpa, quando o individuo se sente culpado por algo que fez e considera errado ou que não fez, mas desejou ter feito. Mesmo com vontade de praticar determinada ação, o individuo não pratica, pois sabe que é considerada errada por outros e pode ser punido por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com