TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Psicologia da Educação

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                          [pic 2]

Disciplina: Psicologia da Educação I

Estudo Dirigido – Capítulos IV, V, VI, VII, VIII, IX e X – Henri Wallon

Capítulo IV – Conflitos eu outro e a construção da pessoa

  1. Como os conceitos de indiferenciação/diferenciação podem contribuir para o desenvolvimento do ser humano. O que nos dizem esses conceitos? (Valor: 2 pontos)

Esse processo de indiferenciação/diferenciação é de extrema importâcia na sua formação corporal da criança pois ela vai descobrindo gradativamente o seu corpo e tendo sua noção de eu e o “não-eu”. Indiferenciação seria o indivíduo, no caso, o bebê não fazer distinção do que é ele próprio e o ambiente que ele está vivendo e as pessoas a sua volta. A personalidade não contém limites definidos o que faz com que o bebê se sinta parte do ambiente. O processo de diferenciação, é o qual a criança passa a ter a noção de “eu” corporal e do “eu psíquico”, conseguindo se identificar como um ser individual que faz parte do meio, mas que não é uma fração ou uma parte desse meio.

Capítulo V – As emoções: entre o orgânico e o psíquico

  1. Wallon se coloca contrário às tendências sobre o estudo das emoções à época em que viveu. O que Wallon quis dizer quando afirmou: “é na ação sobre o meio humano, e não sobre o meio físico, que deve ser buscado o significado das emoções”. (Valor: 2 pontos)

Wallon não acreditava que as teorias clássicas fossem capazes de explicar as emoções, pois, segundo ele tratava-se de um estudo mecanicista o qual não era capaz de explicar em toda sua complexidade. Das teorias destacadas no texto, temos a de Kantor e Lapicque que acreditavam que as emoções tinham efeito desagregador sobre a atividade motora e intelectual. Já o autor Cannon defendia a ideia de que as emoções tinham um efeito de ativar as emoções positivas. Para Wallon essas teorias tentavam colocar as emoções dentro de uma lógica linear, por não analisar outros aspectos além desses que foram delimitados por essas teorias. Wallon afirma que não é o meio físico que controlam as emoções. Wallon defende que as emoções são controladas pelo sistema nervoso central e que a medida que o ser humano vai crescendo e passando da fase infantil para a adulta, as emoções são controladas por funções psíquicas superiores,  não dando espaço por exemplo, a crises emotivas que são muito comuns na infância.

Capítulo VI – Dimensões do Movimento

  1. Que relação Wallon estabelece entre a ação motora e a atividade cognitiva? (Valor: 2 pontos)

Segundo Wallon ação motora tem uma ligação com a atividade cognitiva, principalmente na fase de desenvolvimento da criança no qual a criança se expressa através de palavras mas utilizam também o gesto para expressarem o que aprenderam, é usado  um complemento da expressão do pensamento.

Capítulo VII - Pensamento, Linguagem e Conhecimento

  1. Que lugar tem a linguagem na perspectiva de Wallon para o desenvolvimento do ser humano? (Valor: 2 pontos)

Para Wallon a linguagem é indispensável no processo de desenvolvimento humano. A criança quando adquire a linguagem acontece uma mudança radical na sua maneira como ela se relaciona com o mundo. Com a linguagem a criança se torna capaz de trazer para o momento presente objetos que não estão  através de formação de uma representação mental desses objetos.

Com a linguagem a criança se torna capaz de fazer uma representação mental dos objetos que não estão presentes no momento de sua fala.

  1. Quais são as características do pensamento sincrético e categorial? (Valor: 2 pontos)

No pensamento sincrético há uma mistura de ideias no qual a criança associa os conceitos a partir da sua visão da realidade, fazendo associações livres que pra ela faz sentido tendo como forte característica a presença da afetividade no momento da criança explicar algo. De acordo que a criança vai crescendo e progredindo a sua inteligência a ela vai criando diferenciações a respeito das situações a sua volta cada vez mais condizentes com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com