TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatologia - Questões- Dongalarrondo

Casos: Psicopatologia - Questões- Dongalarrondo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  2.805 Visualizações

Página 1 de 4

9. Quais são os cinco tipos básicos de vivências afetivas? Caracterize-os.

Humor ou estado de ânimo; é um estado emocional basal e difuso, na qual se apresenta em algum momento.

Emoções; é um estado afetivo muito grande, de curta duração, é despertado quando o sujeito passa por qualquer momento de exitação, seja ela interna ou externa, sabendo ou não.

Sentimentos; estão associados a alguns conteúdos intelectuais, alguns valores.

Afetos; é a qualidade e o tônus emocional.

Paixões; é um estado afetivo muito intenso, podendo inibir a atenção dos outros interesses, e focar somente no individuo, dominando a atividade psíquica.

10. Quais são as possíveis alterações dos elementos constitutivos do pensamento?

Desintegração dos conceitos; quando o sujeito perde a noção dos conceitos, faz com que o significado da palavra se perca, utilizando diversos significados.

Condensação dos conceitos; o sujeito condensa duas ou mais ideias em um único conceito, involuntariamente.

Alterações dos juízos:

Juízo deficiente ou prejudicado; o sujeito perde sua noção de juizos por conta da deficiência intelectual e seu baixo QI.

Juízo de realidade ou delírio; alterações do juízo, as mais significantes em psicopatologia.

Alterações de raciocínio e do estilo de pensar; não tem uma lógica formal, seu pensamento é anormal, sua orientação é ireal e sem racionalidade cultural e social.

11. Cite e caracterize as principais alterações do curso do pensamento;

Lentificação do pensamento; o curso esta diminuído, normalmente associado a uma lentidão psicomotora. Ocorre geralmente em estados depressivos.

Aceleração do pensamento; curso do pensamento esta aumentado, mais das vezes associado a uma excitação psicomotora primária

Bloqueio ou interceptação do pensamento; tem uma interrupção repentina do pensamento, interferindo nesse processo.

Roubo do pensamento; um tipo de roubo do pensamento da mente do paciente por uma força, um ente estranho, máquinas, alienígenas, rádio.

12. Quais são as principais alterações da forma ou estrutura do pensamento?

Arborização do pensamento; as idéias fixam-se em detalhes e informações acessórias, sem retorno ao tema inicial, tantas as modificações temáticas por estímulos internos, sem nunca concluir o raciocinio

Afrouxamento das associações; O individuio perde-se com frequencia do objetivo de suas falas, mudando repentinamente de um assunto para o outro.

Pensamento vago; a formação de juízo é impreciso, assim como sua relação coneitual e o encadeiamento de raciocínio.

Pensamento obsessivo; é um pensamento incontrolável e perseverante que se impoe sobre o sujeito, na qual são pensamentos caracterizados por ideias e representações do conteúdo absurdo e repulsivo.

Pensamento de ideias prevalentes; Eles são predominantes sobre os demais pensamentos e tem um longo período de fixação ou até mesmo pra sempre, por causa da sua tonalidade afetiva, que são marcados por um conjunto de ideias.

Perseveração do pensamento; sua representação é automática e frequente, na qual são introduzidas como material supérfluo nos casos em que existe um déficit na evocação de novos elementos.

Pensamento prolixo; O sujeito tem a incapacidade em selecionar as representações essenciais acessórias, não conseguindo desenvolver o tema principal, perdendo-se em pormenores desnecessários, dando ao raciocínio um aspecto pegajoso, arrastado e difícil.

Descarrilhamento do pensamento; o pensamento começa a extraviar-se de seu curso normal, tomam atalhos colaterais, desvios, pensamentos acessórios, retornando aqui e acolá ao seu curso original.

Desagregação do pensamento; tem profundas e radicais perdas associativas e de coerência.

13. Quais os principais conteúdos que preenchem os sintomas psicopatológicos? Por que eles são frequentes em psicopatologia?

• Persecutórios

• Depreciativos

• Religiosos

• Sexuais

• De poder, riqueza ou grandeza.

• De ruína ou culpa

• Hipocondríacos

Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com