TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicoterapia Familiar

Trabalho Universitário: Psicoterapia Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O texto a seguir irá apresentar as ideias do Pensamento Sistêmico – O novo Paradigma da Ciência onde traz a ideia de que para ser sistêmico é preciso pensar e agir juntamente, a ciência esta determinada a mostrar de que maneira podemos ver o mundo e de que forma nossas atitudes influenciara nisso tudo futuramente. Junto a tudo isso o grupo apresentará suas conclusões e opiniões sobre o tema já citado.

Pensamento Sistêmico – O novo Paradigma da Ciência.

O pensamento Sistêmico é uma nova forma de vermos o mundo, uma maneira científica de ver e pensar sobre os acontecimentos no mundo, que terá consequências para nossas práticas científicas, cotidianas e para os nossos relacionamentos.

Pesquisas recentes na ciência estão procurando entender de que forma podemos conhecer e saber sobre o mundo em que vivemos. Está emergindo um novo paradigma de ciência, para o qual contribuem o químico russo Ilya Prigogine, o físico e ciberneticista austríaco Heinz Von Foerster, os biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, o sociólogo e filósofo da ciência francês Edgar Morin e tantos outros.

As três dimensões do novo paradigma da ciência se dividem em Complexidades, Instabilidade e Intersubjetividade que segundo Vasconcellos é preciso essas três coisas para que cada uma funcione e aconteça, ou seja, cada uma por si só não basta, sendo assim formam uma relação ‘’triádica fechada’’ não trivial, dizendo também que nem tudo que hoje se apresenta como sistêmico pode ser um novo paradigmático.

Vasconcellos mostra que Foster disse também que isso na visão de atendimento terapêutico é importante o observador se observar para que ele entenda sua participação em todo o processo. Para se tornar sistêmico é importante pensar e agir sistemicamente e não apenas um ou outro. Então um cientista ou um profissional é sistêmico ou é novo paradigmático, quando vive , vê o mundo e atua nele de forma a assumir para si mesmo esses novos pressupostos.

Mudar a forma de ver o mundo engloba tudo o que se diz a respeito do pensamento sistêmico e não apenas apresentar alguns aspectos ou pontos importantes, mas pensar e agir como tal, colocar em prática e não se limitar apenas a pensar. Vasconcellos trás isso de uma forma bem ampla e justificada, tornando fácil a compreensão sobre o tema.

Conclusão

Para o grupo o pensamento sistêmico levanta uma questão muito importante quando diz que temos que pensar e agir juntamente para nos tornamos sistêmicos, e isso ligado à forma de atender é de grande valia, pois nos incluirmos no processo terapêutico mostra uma nova visão de ver tudo isso, já que muitos acreditam que temos que estar completamente do lado de fora quando se trata de relação terapêutica. Observa-nos é essencial para que possamos nos sentir dentro do processo e saber de que forma estamos conduzindo toda a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com