TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicánalise

Resenha: Psicánalise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Psicanálise

Segundo a psicanálise a estrutura da personalidade está dividida em três partes: ID, EGO e SUPEREGO.

Onde ID nada mais é do que o instinto, o desejo desenfreado de satisfazer a necessidade do organismo em busca do prazer.

EGO é o que ajuda a concretizar o desejo criado pelo ID através do contato com a realidade auxi-liando a reduzir a tensão causada por esse desejo.

SUPEREGO é responsável por saber se aquilo que o indivíduo deseja e está em busca de realiza-lo é certo ou errado. Ele pode tanto bloquear quanto controlar os desejos impulsionados pelo ID. É a parte moral e civilizada do ser humano.

Essa visão da psicanálise sobre a estrutura da personalidade é de grande importância na relação ensino aprendizagem, pois nós como professores temos que auxiliar a criança a ter o controle de seus impulsos sempre tomando o cuidado para não reprimi-la tentando manter o equilíbrio entre uma coisa e outra. Temos que repreender certas atitudes da criança fazendo com que ela tenha consciência de que suas atitudes estão erradas, porém de uma forma que não venha causar marcas positivas na criança.

A psicanálise também aborda outra questão importante sobre o desenvolvimento da criança que é a sexualidade infantil onde ela passa por diversas fases. São elas: oral, anal, fálica, período de la-tência e fase genital.

Dentre elas destaca-se a fase fálica que é onde a criança passa por um período tenso e de muita confusão, pois ela está dividida entre o amor e o ódio, que é o chamado período edipiano, e é exa-tamente nessa fase que a criança está entrando no ensino infantil e precisa de muito apoio e com-preensão por parte do pedagogo. Pois essa é a fase em que ela desenvolve uma grande rebeldia, é a fase em que a criança quer ser independente, quer fazer tudo sozinha. E ela demonstra essa re-beldia através do não, se negando a participar das atividades, sendo agressiva com os colegas e até mesmo com o professor. Nesse caso torna-se necessário a intervenção do professor para que ela não venha colocar em risco a sua integridade física ou até mesmo das outras crianças que estão ao seu lado. Pois ela encontra-se num período de adaptação com o novo mundo que até então pa-ra ela era desconhecido, e ela precisa aprender a interagir e a dividir tudo que ali se encontra in-clusive a atenção do professor.

Outra contribuição que a psicanalise trouxe para a educação foi a compreensão sobre o processo de transferência. Processo esse que se dá através da identificação, onde a criança identifica no educador a figura materna ou paterna, talvez por insegurança ou por carência afetiva. Mas tam-bém pode ocorrer uma transferência negativa, pois às vezes a criança traz com ela lembranças de acontecimentos ruins e acaba transferindo para o professor ou para os seus colegas de sala, geran-do conflitos pessoas que exigirão do educador certa habilidade para contornar a situação.

Através da psicanálise observamos que essa relação professor aluno é muito mais complexa do que imaginamos, pois é uma relação que envolve afeto, responsabilidade, confiança, tolerância e até mesmo certa cumplicidade de ambas as partes. E o educador estando esclarecido sobre as mu-danças que ocorre com o educando no seu processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com