TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Por:   •  4/11/2020  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Leonardo Ferreira de Oliveira

Trabalho da disciplina Psicopatologia

                                                                     Tutor: Prof. Rosane Costa

São Paulo

2020

Detalhe do caso

Caso Ana Clara

Ana Clara é uma jovem de vinte e cinco anos, estudante de direto, solteira. Sempre gostou muito de sair à noite para dançar e namorar. É muito alegre e chama muita a atenção nas festas em que comparece por sua alegria e disposição para dançar, beber e namorar.  Seu atual namorado prestou queixa na delegacia porque Ana Clara pegou seu cartão de crédito sem autorização e estourou o limite comprando presente para ele. Ana Clara gasta muito, compra muitos sapatos, vestidos, bolsas. São tantos que ela nem consegue usar todos. Sua família fica assustada com o nível de endividamento de Ana Clara que por sua vez não dá importância para as dívidas. O uso de bebidas alcoólicas é constante e em grande quantidade. Atualmente, Ana Clara tem dados sinais de muita tristeza. Ela tem se mostrado abatida, desanimada, chora o tempo todo sem motivo. Parou de comer e dorme o dia todo. Sua família resolveu procurar auxílio para diagnóstico e tratamento. Qual o possível diagnóstico e os encaminhamentos que você faria?

Diagnóstico

No relato acima é descrito que a paciente em um momento havia uma vida social ativa e aparentemente sem grandes problemas até o momento em que se percebe que ela gasta dinheiro em demasia e não demonstra importância com as dívidas além de ter usado o cartão do namorado sem sua permissão. Logo ela parte para um estado de tristeza profunda, não sai da cama, dorme o dia todo, demonstra desânimo, abatimento, ausência de fome e choro constante sem motivo aparente.

De acordo com o DSM – V, quando se trata de seus gastos constantes e falta de preocupação com suas dívidas e o abuso de bebidas alcoólicas, tal comportamento diz respeito a impulsividade encontrada em pessoas que estão sob a condição de um Transtorno Borderline (Transtorno de Personalidade inserida no grupo B), que basicamente se resume em uma instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada que podemos ver se apresentar na paciente em seus gastos e bebidas exageradas.

O DSM-V ainda traz um outro tipo de transtorno que se refere ao humor. O Transtorno Depressivo caracteriza-se por uma alteração significativa um uma multiplicidade de sintomas: afetivos, instintivos e neurovegetativos, relativos à autovalorização, à vontade e à psicomotricidade. A paciente, de acordo com a família, apresenta alteração na afetividade ao nos referirmos a sua tristeza e choro sem motivo aparente, alteração neurovegetativo visto em seu desânimo (Hipobulia) e Hipersônia que por consequência acaba passando o dia todo na cama e diminuição da fome que por consequência acaba parando de comer.

Nesse caso faz-se necessário uma análise clínica mais detalhada para um possível Transtorno Borderline com um diagnóstico diferencial para um Transtorno Bipolar e Depressivo. Baseando-se no DSM-V, tal manual saliente que pessoas sob condição tende a manifestar relacionamentos interpessoais bem instáveis. No caso de Ana Clara vemos que o ato de pegar o cartão do namorado para comprar presentes para ele possa indicar uma espécie de troca. Borderlines costumam exercer um cuidado em relação ao outro para conseguir desse outro algo que satisfaça sua própria necessidade (DSM-V, pág. 664). Ou seja, pode-se cogitar a possibilidade de que a queda para uma posição depressiva se dê ao fato de, como ela pegou o cartão do namorado para comprar presente para ele numa possível intenção de conseguir algo em troca, tal intenção não fora alcançada como planejado, a imagem sobre si acaba que por ser distorcida caindo em um estado depressivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com