TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE MENTAL E ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Simone Braga Carvalho Baptista

Trabalho da disciplina:  História da Psiquiatria e da Reforma Psiquiátrica

                                                 Tutor: Prof.

Rio de Janeiro

2018

Estudo de Caso: O Alienista, de Machado de Assis

O Alienista,  é uma rica obra machadiana que apresenta atributos de realismo e de romantismo.

A narração é repleta, intencionalmente, de sarcasmo e críticas  que estão habilidosamente  nas linhas e entrelinhas. Machado de Assis,  como outros escritores e outras obras de sua época, faz uma crítica a determinados valores e costumes conservadoristas implícitos na sociedade naquela época.

Nesta obra o escritor sinaliza e põe em debate condutas e sentimentos como o egocentrismo, o favorecimento próprio, e a ausência de empatia, entre outros explícitos na forma de agir das personagens.

A história se passa ao redor dos comportamentos e convicções “insensatas e drásticas” do Dr. Simão Bacamarte, médico brasileiro, de Itaguaí-RJ, formado recentemente na Europa, figura respeitada no meio  acadêmico e entre  autoridades políticas por seu conhecimento e status.

Dedicando-se a psiquiatria ele começa a dedicar-se ao estudo  frenético a respeito da loucura humana buscando descobrir as causas e a cura universal. Um homem rígido e impassível que posiciona os princípios da ciência acima de qualquer emoção ou sentimento humano.

Em sua busca incessante por testes e justificativas para suas teorias sobre o  comportamento humano ele chega ao extremo de confinar  sua esposa em um  manicômio criado por ele acusando-a de não estar em posse de plenas faculdades mentais. Considerando-se superior aos demais moradores da sua região por ser  médico e seus saberes estarem fundamentados pela ciência. Entretanto, sabe-se que o saber científico assim como os demais tipos de saberes também é passível de contestação, tendo em vista sociedade e a natureza está em constante processo de modificação, assim sendo nenhuma teoria elaborada é absoluta, mas questionável.

Sua tese inicial era a de que todos que desenvolvessem algum tipo de comportamento descomedido e repetitivo fugindo dos padrões de normalidade e de equilíbrio racional eram considerados loucos e deveriam ser internados no hospício, ou seja, na Casa Verde como era chamada a instituição de “loucos” por ele criada. Tal teoria afundou, tendo em vista que praticamente todas as pessoas apresentaram, apresentam ou apresentarão no decorrer de sua existência algumas características consideradas por ele loucura.

Então surge para o alienista outro conceito agora contrário ao anterior. Seria considerado desequilibrado mentalmente aquele que a ele parecesse completamente normal ou que não expusesse desvio de conduta, pessoas corretas, com base na retidão, justa e de bom caráter. Novamente sua teoria estava equivocada, pois ninguém consegue se manter inteiramente perfeito ética e moralmente todos os momentos de sua trajetória pois valores morais e princípios éticos são normas sociais que orientam as nossas ações sendo assim seu rompimento também faz parte da naturalidade humana, não podendo ser considerado um desiquilíbrio mental, mas consequência da essência humana e de interesses e culturais que estão a todo instante em conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com