TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Q ual a importancia de se conhecer história da psicologia

Ensaio: Q ual a importancia de se conhecer história da psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Ensaio  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

1. QUAL A IMPORTANCIA DE SE CONHECER HISTÓRIA DA PSICOLOGIA?

É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, busque entender como foram elaborados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí.

2. QUAIS AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DA GRÉCIA ANTIGA QUE PROPICIARAM O INÍCIO DA REFLEXÃO SOBRE O HOMEM?

Sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.

3. QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA APONTADAS NOS TEXTOS DE SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES?

Sócrates compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade. Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma, a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo. Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos além das duas anteriores a alma racional, ele também estudou a as diferenças entre razão, percepção e sensações.

4. COM A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA, QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DE SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO PARA O CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA?

Para Santo Agostinho a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação divina no homem e sendo a alma também sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão. Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas e garante a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.

5. EM QUE PERÍODO SE SITUA A CONTRIBUIÇÃO DE DESCARTES PARA A PSICOLOGIA? QUAL É ESSA CONTRIBUIÇÃO?

No... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com