TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância do ensino da psicologia para a pedagogia?

Projeto de pesquisa: Qual é a importância do ensino da psicologia para a pedagogia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho que ora apresentamos, para nós acadêmicos, do curso de Pedagogia, tem grande significado e é de suma importância, pois atavés do mesmo adquirimos muito conhecimento, onde estudamos a Psicologia da Aprendizagem, pois através deste conteúdo estudado podemos melhorar o nosso dia a dia, ajudando-nos a descobrir como poderemos desenvolver uma boa aula aos nossos alunos, dando-nos suporte para entender as necessidades de cada um.

Desenvolvimento

Qual a importância da Psicologia da aprendizagem para a pedagogia?

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se aprofunda ativamente do conteúdo da experiência humana, sobre tudo que seu grupo social conhece. Nas diversas interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai aos poucos ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai edificando significados para as suas ações e experiências que vivenciam. Em geral percebemos que a importância da psicologia na educação cria possibilidade da criança apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Durante esse processo ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta encontrando assim um meio de corrigi-los. Onde passam por diversas experiências como: alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma, e procuram conforto nas pessoas mais próximas, fugindo do isolamento. Justificando o repensar das práticas pedagógicas estabelecidas como condição para que as mesmas se façam de uma forma mais ética e eficaz. Onde o aluno tende a criar uma linha de raciocínio próprio.

As formas de educar de acordo com as instituições mudaram, conforme a evolução da tecnologia e inserção nas camadas sociais, onde as informações são mais rápidas e vastas, na qual entra o papel fundamental dos educadores de orientar seus alunos direcionando, em relação a sua pesquisa, aprofundando seus conhecimentos, de uma forma frequente e prática que o aluno consiga se adaptar as informações entendendo melhor o conteúdo com a realidade.

O educador deve despertar a curiosidade no aluno,ele ira pesquisar de forma natural o assunto proposto,Piaget ja defendia em 1974, pois temos como “principio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção.” Através deste fundamento verificamos que a psicologia é necessária e tem que estar o tempo todo presente para incentivar as formas de abordagens e todos os questonamentos, quanto mais o educando ficar motivado por experiência e informações sobre aquele assunto abordado, mais ele irá buscar por recursos próprios.

Contribuições da Psicologia para a educação.

A psicologia contribui no desenvolvimento das funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies, estudando a evolução perceptual e motora, da sociabilidade e da afetividade do homem. Estuda também o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pelas crianças. Na maioria das vezes o adulto ou criança mais experiente oferece ajuda direta à criança mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções verbais, na interação adulto-criança, aos poucos a fala trazida pelo adulto vai sendo absolvida pela criança, onde seu comportamentopasa a ser orientado por uma fala interna que da a sua ação, a partir desse momento a fala se une ao pensamento da criança , que está integrada às sua operações intelectuais.

De um modo geral a psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

A PSICOLOGIA COMO FORMA DE APRENDIZAGEM

A Psicologia tem papel de importância fundamental para a Educação. Colaborando para a formação de novos educadores, influenciando na interação entre eles e os alunos. A Psicologia vem para contribuir, complementar e enriquecer a Educação de uma forma global.

Teoria verbal significativa

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados,para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado àsestruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.

Teoria genética da aprendizagem

Na concepção piagetiana, a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma a passagem de um estágio a outro estaria dependente da consolidação e superação do anterior. Na perspectiva de Piaget, para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que se estabeleça um desequilibrio nas estruturas mentais, isto é, os conceitos já assimilados necessitam passar por um processo de desorganização para que possam novamente, a partir de uma perturbação se reorganizarem, estabelecendo um novo conhecimento. Este mecanismo pode ser denominado de equilibração das estruturas mentais, ou seja, a transformação de um conhecimento prévio em um novo. Segundo ele durante a vida serão vários os modelos de organização dos significados, conhecimento gerados através de uma interação do sujeito como meio. O desenvolvimento passa por estágios de desenvolvimentos. Para que ocorra a construção do novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passa por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa a se reorganizar. Estágio do desenvolvimento: Sensório-motor ( do nascimento aos 2 anos),pré-operátorio ( de 2 a 6 anos), operatório concreto ( de 7 a 11 anos) e operatório formal ( de 12 a 16 anos).

Teoria sociocultural

Vygotsky foi o principal expoente da Teoria Sociocultural que enfatiza o papel dainteracção social no desenvolvimento do homem. Esta teoria concentra-se na relação causal entre a interacção social do indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo. Ou seja, o conhecimento é construído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com