TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do estudo da psicologia para os futuros profissionais de Direito

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA EDUACIONAL

UNIDADE 3 - TAQUARAL

Bianca Moreno Pedraga     RA: 332837811570

Viviane da Conceição Dias RA: 332541411570

Fernanda Vitória kuss         RA: 333412311570

Vivaldo André Damião        RA: 332381111570

A importância do estudo da psicologia para os futuros profissionais de Direito.

Campinas – São Paulo

A psicologia para o profissional de direito ajuda entender além do óbvio, analisando cada indivíduo antes de uma determinada pratica. Todo ser humano tem direito a uma existência livre, igual e digna em uma sociedade que deve ser justa e ter respeito mútuo dos seres humanos. O bacharel em direito é sem dúvida um dos mais importantes no mecanismo de proteção aos direitos fundamentais, proteção essa que obviamente não se limita a estes profissionais, cabendo também a toda sociedade de uma forma ampla, mas para estes, os deveres constitucionais e institucionais estão entre suas consciências de modo a fazer com que lutem, batalhem e vivam para que o ser humano seja essencialmente privilegiado em detrimento de qualquer outro bem que se possa pensar.

  1. Cite e explique três situações da vida profissional de um operador de direito na qual o psicólogo se faz fundamento.

Podemos analisar que em casos de disputa de guarda entre os pais, é deixado consequências psicológicas na criança. O profissional de Direito precisa analisar as questões pelo no âmbito social onde a criança está inserida, para a partir disso criar argumentações pelo seu cliente. Quando o profissional de direito busca entender as partes envolvidas analisando situações individuas ou coletivas.

Onde há abuso sexual, a psicologia também se faz necessária em todas as ações tomadas, seja elas práticas de pesquisa, avaliação ou intervenção, analisando assim, no caso do autor, os motivos que foi levado a realizar tal pratica desse abuso, analisando o que motivou determinada situação.

Em casos de avaliação onde podemos verificar se o autor é imputável ou inimputável, podendo aplicar a avaliação correta e justa, para que não tenha sentença penal para um autor que precisaria de tratamentos e precisa de uma medida de segurança. Onde o profissional busca analisar os fatores biológicos, social e psicológico.

  1. Explique com suas próprias palavras como se dá os níveis de analise psicológico, biológico e social.

Psicológico – são fatores relacionados a traumas, que trouxeram problemas mentais a partir deste trauma.  

Biológico - Este nível explica uma determinada doença manifestada geneticamente no indivíduo.

Social - é a ciência que procura compreender os “como” e “porquês” do comportamento em sociedade. Seu campo de ação é o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social.

  1. Defina o que é um fenômeno e exemplifique alguns tipos de fenômenos psicológicos que possam demandar a atuação de um operador do Direito.

Fenômeno psicológico de uma forma bem simples, são todas as funções psíquicas, ou seja, o pensamento, a percepção, as sensações, a linguagem, as emoções. Uma pessoa comprometida com fenômeno psicológico estará vivendo transtornos do tipo: depressão, pânico, fobias, ansiedade e entre outros. Muitas vezes, os fenômenos psicológicos estão associados a fenômenos psiquiátricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com