TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da epistemologia na psicologia

Por:   •  11/9/2019  •  Dissertação  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

Bruno Bassetto

Número do aluno: 59590

A importância da epistemologia na psicologia cognitiva

O que é epistemologia?

A epistemologia propriamente dita é a teoria do conhecimento, é o estudo científico que resolve os problemas relacionados com a crença em dado conhecimento, a natureza do assunto e suas limitações. A epistemologia é tratada como a filosofia da ciência. Nessa área existem duas posições diferentes à serem estudadas, a epistemologia empirista, que é relacionada com o conhecimento baseado na experiência, e a epistemologia racionalista, a qual busca o conhecimento com base na razão.

Epistemologia empirista

O que tivemos de experiência será levado conosco como conhecimento válido, este é o conceito empirista da epistemologia. A epistemologia empirista consegue ter uma boa aceitação, mas até que ponto? Um dos exemplos epistemológicos básicos é “eu vi o Sol nascer todos os dias que tenho memória, logo, o Sol também nascerá amanhã, e no dia depois de amanhã, e no outro, e em todos os dias que se seguem”, esse argumento mesmo não tendo nenhuma base científica forte acaba sendo bem aceito por muita gente, isso mostra a força da epistemologia empirista.

Epistemologia racionalista

Esse ramo da epistemologia busca explicar o conhecimento dando prioridade a razão. Se o Sol nasceu todos os dias que se tem memória ele nascerá amanhã também, mas por quê? É aí que entra a razão, os estudiosos desse ramo acabam complementando a falta de razão da outra parte da epistemologia, ou acaba até invalidando o conhecimento na base da experiência.

O que é psicologia cognitiva?

A psicologia cognitiva é um ramo da psicologia que estuda a maneira em que as pessoas “agem”, esta cadeira estuda os sentidos humanos (que normalmente seriam 5, porém nesta cadeira é revelado existirem muitos outros) e como esses sentidos influenciam no comportamento. Os principais temas estudados nessa área são o pensamento e memória do homem, assim buscando uma explicação para como é o funcionamento da percepção para realizar diversas funções cognitivas, tais como falar, memorizar, tomar uma decisão, entre outras.

Psicologia cognitiva teórica

A psicologia cognitiva é muito estudada por qualquer um que tenha interesse na área da psicologia. Sendo essa uma das principais cadeiras nessa área científica, existem milhares de estudos por todo o mundo, todos eles buscando aprimorar o conhecimento do comportamento humano, o que todos procuram são as respostas para os motivos dos raciocínios terminarem com determinadas ações. Assim como em qualquer outra cadeira, o estudo teórico a cerca da psicologia cognitiva é muito importante, e uma parte diferente nesse estudo teórico é o conteúdo estudado, os aspirantes a psicólogos que buscam estudar a psicologia cognitiva se deparam com o estudo dos 5 sentidos (e alguns outros). É de suma importância conhecer tudo no que se envolve a fala, a audição, o olfato, a sensação, entre outros sentidos. Todo esse estudo é extremamente necessário para poder seguir até a parte teórica nesse ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com