TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais pressupostos da teoria psicanalítica?

Exam: Quais são os principais pressupostos da teoria psicanalítica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Exam  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  6.816 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?

R: Os pressupostos básicos da Psicanálise é considerada uma área de conhecimento. É um tratamento que recebe o nome de terapia analítica, psicoterapia, ou simplesmente psicanálise. Os pressupostos básicos da teoria freudiana surgiram não só dos estudos neurologia como também de sua preocupação terapêutica com os doentes mentais, o que levou a focalizar o aspecto anormal da personalidade.

2. Qual a função das três estruturas (ID, EGO e SUPEREGO) da personalidade?

R: ID: É um subtrato contendo tudo o que é psicologicamente herdado, de onde provêm os impulsos ou pulsões, onde as representações do mundo interior da experiência subjetiva é a realidade psíquica.

EGO: É a realidade externa, constitui a sede de quase todas as funções mentais. É capaz de diferenciar entre ela e a realidade do mundo externo.

SUPEREGO: Representa mais ideal do que o real tende mais à perfeição do que ao prazer e, podemos dizer é componente social da personalidade.

3. Explique as relações entre ID, EGO e SUPEREGO.

R: As relações entre essas estruturas é que o EGO seria a ponta visível do Iceberg, e o conteúdo submerso seria o ID e o SUPEREGO. O ID é a aquele que faz você agir por impulsos vendo apenas a satisfação e a necessidades, sem pensar em nada mais. O SUPEREGO, seria o censor onde teria as normas, as regras da sociedade.

4. Observe uma criança nas fases oral e anal e apresente suas considerações.

R: Fase oral: Um bebê obtém o prazer de chupa o dedo, com isso proporciona o prazer.

Fase anal: É uma fase que se desenvolve em média 2 a 4 anos, onde as crianças passa a ter controle sobre os músculos estriados.

5. De dois exemplos dos seguintes mecanismos de defesas: Projeção, Repressão e Formação reativa.

R: Projeção: O marido feio que exige que sua mulher seja bela, mas na verdade ele pode estar projetando o desejo de ser belo na mulher. Um jogador de tênis que perder uma partida, justifica sua perda botando culpa na qualidade da raquete.

Repressão: Quando uma pessoa não se dá conta que está com raiva, mesmo que seja evidente pela fisionomia. Uma vitima de acidente que não consegue se lembrar de nada a respeito do acidente.

Formação Reativa: Mãe superprotetora que compensam uma culpa ou raiva inconsciente contra o incomodo e a intrusão dos filhos. Jane odeia a Administração. Ela faz para agradar aos pais. Durante o exercício da profissão, ela fala a estudantes em perspectiva sobre a excelência da administração como carreira.

6. Extraia da relação entre o ID, o EGO e o SUPEREGO, bem como das tensões e conflitos produzidos pela libido, situações que podem ser aplicadas na concepção e prática educacionais.

R: A educação fala abertamente da sexualidade, no sentido geral, estrutura o superego, fornece as bases da realidade para que ele possa distinguir o que é certo de errado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com