TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS

Tese: QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 3

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS. Parte 1

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS. Parte 1

Teoria Principais estudiosos Principais ideias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais

Administração Científica Frederick Taylor, Carl Barth, Frank Gilbreth, Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg.

Organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Máquina. Linha de montagem de veículos.

Teoria Clássica Henri Fayol. Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Homo Economicus (a parte do ser humano que apenas produz e consome). Qualquer empresa que possuem hierarquia em sua organização.

Teoria das Relações Humanas Elton Mayo, John Dewey e Kurt Lewin. Necessidade de se humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das Ciências Humanas. Ser humano com dificuldades e necessidades sociais e psicológicas. Google.

Teoria Neoclássica Peter Drucker e outros autores que não chegam a formar uma escola definida. Ênfase na prática da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados, além da reafirmação dos postulados clássicos e do ecletismo nos conceitos. Ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para alcançar seus próprios objetivos.

Modelo Burocrático Max Weber e Robert K. Merton. Organização eficiente por excelência, onde os mínimos detalhes são explicados de como as coisas devem ser realizadas para assim conseguir a eficiência. O comportamento humano afeta na eficiência da empresa.

Teoria Estruturalista Vários Baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. O homem faz parte de uma estrutura onde os sistemas organizacionais não são mera justaposição das partes.

QUADRO COMPARATIVO: QUAIS AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADAS NOS DIAS ATUAIS. Parte 2

Teoria Comportamental Hebert Alexander Simon, Abraham H. Maslow, Frederick Herzberg e Douglas McGregor. Decorrente da Teoria das Rel. Humanas, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, mas leva em consideração o contexto organizacional mais amplo. Um animal complexo, dotado de necessidades complexas e diferenciadas.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional Vários Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento na Administração.

Tecnologia da Informação Vários Administrar significa lidar com a tecnologia, para extrai dela a máxima eficiência possível.

Teoria da Matemática Vários Desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão.

Teoria de Sistemas Ludwig Von Bertalanffy. Criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com