TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario 3 Psicologia

Dissertações: Questionario 3 Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  10.540 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1- Com base na noção de interdependência e no desenvolvimento da moralidade, Piaget nos faz refletir sobre as possíveis consequências que diferentes tipos de regimes políticos (e os tipos de educação associados a eles) podem trazer para as sociedades. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

Resposta: B, Em um regime democrático, o que se busca são relações de independência entre os indivíduos, na medida em que cada um se responsabilize por seus deveres e não interfira na vida alheia.

Pergunta 2- Diante de um aluno com dificuldade de aprendizagem, quais seriam as ações do professor compatíveis com uma compreensão construtivista da inteligência?

Resposta: B, Propor atividades variadas para conhecer melhor o aluno e montar grupos heterogêneos em sala de aula, para que alunos com diferentes desempenhos possam se ajudar mutuamente.

Pergunta 3- Entre as contribuições do construtivismo à educação, encontramos temas importantes para a vida em sociedade. Analise as afirmações a seguir, a respeito do construtivismo:

I. Defende uma educação que promova a autonomia e a cooperação, com base no respeito unilateral.

II. Critica a centralização do poder de forma heterônoma no professor, que mantém a dependência dos alunos.

III. Critica o isolamento dos alunos, pois a troca (conflitos, desequilíbrios) promove um avanço na inteligência e na consciência moral.

IV.Defende o trabalho em equipes como essencial ao desenvolvimento do pensamento heterônomo e da reflexão crítica.

Está correto o que se afirma em:

Resposta: E, II e III, apenas.

Pergunta 4- Gardner faz uma dura crítica à sociedade atual e ao modelo comum de escolas, que não favorece uma boa inserção social nem a conquista do sentimento de autorrealização para uma grande parte das pessoas. O autor critica:

I. Uma escola pluralista, e defende uma escola uniforme.

II. A existência de um currículo essencial, padrão, único.

III. A supremacia das competências emocionais e racionais nas escolas.

Está incorreto o que se afirma em:

Resposta: D, I e III, apenas.

Pergunta 5- Goleman (1995) baseia sua teoria da inteligência emocional no valor das emoções para a sobrevivência de nossa espécie e para o tipo de sociedade que desejamos construir. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta, que não corresponde ao que estudamos acerca deste tema:

Resposta: A, A amígdala cortical processa as emoções mais sofisticadas, como pensar sobre os sentimentos e ter sentimentos sobre sentimentos, ficando a cargo do neocortex a massa cinzenta que recobre nosso cérebro, as dimensões mais básicas das emoções.

Pergunta 6- Imagine a seguinte situação:

André gosta muito de desenhar e demonstra grande habilidade para fazer caricaturas e histórias em quadrinhos. Seus pais acham isso perda detempo e insistem que ele deve se dedicar mais à matemática para se tornar um profissional bem-sucedido. Os pais procuram você, orientador(a) de André, para tratar da situação.

Com base na teoria das inteligências múltiplas, o que você faria?

I. Apoiaria os pais e convenceria André de que o raciocínio matemático é a inteligência mais importante a é a principal ferramenta para o sucesso.

II. Explicaria a André que, como hobby, o desenho é ótimo, mas que ele deve buscar rotas alternativas para se tornar um profissional bem-sucedido.

III. Conversaria com os pais sobre a importância de valorizar as múltiplas inteligências, pois seguir algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com