TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Psicologia Aplicada Ao Direito

Dissertações: Questionario De Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 10

Questionário de psicologia

1-O que é Ciência?

A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.

2-A Psicologia é uma ciência?

SIM, pois os conhecimentos construídos pela pesquisa psicológica possuem todas as características do conhecimento científico. Os conhecimentos da psicologia, p.ex., baseiam-se em FATOS!

3-Quais seriam os fatos estudados pela psicologia?

1º FATO: O comportamento dos seres vivos.

2º FATO: Os processos mentais dos seres vivos

4-Quais seriam os tipos de Comportamentos?

1º) Motores (movimentos e expressões);

2º) Sonoros (ruídos ou discursos – este último, somente nos seres humanos).

5-O que é psicologia?

A ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos seres vivos.

6-Quando surgiu a Psicologia?

O berço da Psicologia moderna foi na Alemanha do final do século XIX [1879] quando Wundt, Weber e Fechner a fundaram na Universidade de Leipzig. [...]

7-o que seria psicologia de senso comum?

Psicologia do senso comum ou do quotidiano (muitas vezes também chamada de psicologia ingênua ou naive) "é um sistema de convicções culturamente transmitidas a respeito do comportamento e das experiências pessoais humanas e suas causas. Em outras palavras, é o conjunto de teorias que cada pessoa tem a respeito de como o ser humano funciona. Essas teorias e convicções estão profundamente arraigadas no ser humano e servem de base para as decisões que as pessoas tomam no dia-a-dia.

8-O que é Psicologia Jurídica?

A psicologia jurídica é uma das especialidades da pesquisa e da prática psicológica. O psicólogo jurídico “atua no âmbito da justiça colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos, avaliação psicológica (perícia), prevenção e combate da violência”

9-Qual a importância da Psicologia para o Direito?

Ajudar na busca pelo ideal de justiça e por uma melhor compreensão do que é o justo, por exemplo, de informações a respeito do comportamento e dos processos mentais (suas causas, consequências para o sujeito e para a sociedade, seus transtornos etc).

10-O que seria o desenvolvimento humano?

Seria o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico.

Quais seriam os fatores que influenciam no desenvolvimento humano?

Hereditariedade, Maturação neurofisiológica, Crescimento orgânico e meio (ambiente )

11-O que diz a teoria do desenvolvimento psicossocial?

Para Erikson, a personalidade é um conceito dinâmico que vai se modificando, se ajustando ao longo de toda a vida. Indivíduo e sociedade estabelecem uma intensa e contínua interação. Desse processo poderá resultar no EGO a estruturação de uma identidade, de um sentido pessoal de existência naquela sociedade que, se contínuo, ensejaria, progressivamente, o seu próprio amadurecimento.

12-O que significa identidade?

Senso que um indivíduo tem de si próprio, definido por (a) um grupo de características físicas e psicológicas que não é totalmente compartilhado com outra pessoa e uma gama de afiliações sociais, interpessoais e papéis sociais.

13-Quando se constituiria a identidade psicossocial?

Erikson proporá que a Identidade se constituiria quando o Ego adolescente, a partir de suas experiências anteriores, quais sejam, as da infância, passa a ser capaz de integrar todas as identificações anteriores, com as vicissitudes da libido, com as aptidões fundadas nos dotes naturais e com as oportunidades oferecidas nas funções sociais.

14-Segundo Erikson, quantas fases existem do desenvolvimento psicossocial?

São oito. Tendo destaque para primeira do nascimento a 1 ano, no período confiançaXdesconfiança e na quinta fase dos 12 aos 18 anos identidadeX confusão de papeis, ESTA É A FASE MAIS IMPORTANTE.

15-Para Psicologia personalidade é definida como?

Uma totalidade relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condições normais.

16-No Direito, o que seria personalidade (ou, personalidade jurídica)?

É a aptidão de alguém para exercer direitos e contrair obrigações.

17-Quais as Principais características da personalidade?

Estado, traços aprendidos, traços inatos (temperamento) e caráter.

18-Defina cada características?

Estados - característica momentânea, episódica na personalidade.

Traços - Os traços de personalidade são padrões persistentes no modo de perceber a realidade, relacionar-se consigo próprio e com os outros e, sobretudo, de pensar.

Temperamento – corresponde aos aspectos (traços) geralmente inconscientes da personalidade relacionados às reações emocionais bem como de sua rapidez e intensidade.

Caráter – Conjunto de traços de personalidade e valores éticos, aprendidos e/ou desenvolvidos a partir das experiências e/ou estimulações recebidas ao longo da vida, conscientes, que irão determinar a conduta e a moral de um determinado indivíduo

19-Qual seria definição de sexo?

características biológicas de homens e mulheres, ou seja, às características específicas dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos, ao seu funcionamento e aos caracteres sexuais secundários decorrentes dos hormônios.

20-Definição de gênero?

- refere-se às relações sociais desiguais de poder, aos diferentes papéis, funções, direitos, obrigações e etc entre homens e mulheres, e que são o resultado de uma construção social da identidade do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais.

21-Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com