TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes de Psicológica

Por:   •  19/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCICIO DA UNIDADE V

1 - Identifique cinco papéis que você desempenha. Quais os comportamentos que eles demandam? Alguns desses papéis são conflitantes entre si? Se são, em que sentido? Como você resolve esses conflitos?

Dentre os papéis que exerço, é muito complicado falar, escrever e fazer diferenciação dos vários papéis e funções que exerço, e seria muito longo, mas basicamente existem alguns que são vitais para mim:

Como servidor público, tenho como papel servir a sociedade contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante a minhas ações, visando sempre atender às solicitações dos cidadãos (sempre que possível) e me esforço para fazê-lo, com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, imparcialidade.

Como estudante tenho como papel receber e entender os conteúdos pré-estabelecidos, mas o difícil mesmo é entender o que não conheço, por isso sou obrigado a aprender o que é passado, pois aprender virou uma necessidade, é ir a busca de coisas novas, do que dá medo, do que encanta, do que provoca curiosidade.

Como pai, minha missão é proporcionar ao meu filho o amor, o carinho, a atenção necessária, estar sempre conectado a ele, saber ouvi-lo e estar por inteiro com ele. Além disso, também devo prover a estrutura e recursos básicos, para que ele tenha um desenvolvimento humano e social pleno.

Como marido, meu papel é de comprometimento de forma integra e leal sendo compreensível na relação e respeitando as diferenças de personalidade, sempre priorizando o dialogo ouvindo a minha esposa com a atenção que ela merece, não tirando conclusões sem escutar genuinamente o que ela tem a dizer e claro, sempre se dedicando ao amor pleno.

Como amigo, exerço o meu papel com lealdade sempre cumprindo minhas promessas, sendo confiável e honesto sendo respeitoso e sabendo ouvir, mas também sabendo criticar e dizer não quando se está com problemas ou em momentos de crise.

2 - Que efeitos - caso existam - você espera que a diversidade da força de trabalho proporcione para o desempenho e a satisfação de um grupo?

A ideia que se espera em relação a diversidade da força de trabalho proporcione para o desempenho e a satisfação de um grupo surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.

É bem verdade é que nem todos conseguem isso, transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, por exemplo, pois, quando falamos em equipes de trabalho, estamos nos referindo ao somatório de forças que vem do conhecimento e experiência, contudo, ao falarmos na formação de um grupo, começamos a mencionar pessoas. Essa é a questão, pois as pessoas são dotadas de sentimentos individuais, expectativas únicas, sem falar nas crenças, valores e identidade que cada um vai formando no decorrer da vida.

Devemos ter consciência de que grupos formados com essa característica raramente funcionarão sem obstáculos, logo; deve-se lidar com a diversidade cultural a passar pelos pontos mais difíceis, à medida que vão amadurecendo, cuidados devem ser tomados, quando se trabalha com um grupo heterogêneo.

É fundamental que se tenha claramente definido e divulgado o objetivo a ser alcançado, e que exista, por parte das pessoas, um respeito mútuo com relação às suas crenças, valores, moral de cada membro

É fato que em todo o grupo existe a necessidade de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Este indivíduo deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seu grupo a motivação para o bem comum e saber identificar a competência dentro de cada indivíduo que o compõem. Dessa forma, consegue envolver e comprometer as pessoas, transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com