TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Estruturalismo

Ensaios: Questões Do Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário do Quinto Capitulo do livro

“ O estruturalismo ”

1. “E.B Titchener alterou drasticamente o sistema de Wundt enquanto jurava ser um seguidor leal”. O que Titchener fala ser a abordagem de Wundt e como ela era?

R: Ele propôs a sua própria abordagem, a que deu o nome de estruturalismo, e afirmou que ela representava a forma da psicologia esposada por Wunt, contudo os dois sistemas eram radicalmente diferentes, e o rotulo estruturalismo não pode ser aplicado à psicologia de Wundt e sim a obra de Titchener. Wundt reconhecia elementos ou conteúdos da consciência, pala ele, a mente tem o poder de sistematizar espontaneamente elementos, uma posição que contrariava a noção mecânica e passiva da associação favorecida pela, maioria dos empiristas e associacionistas britânicos; já Tithcener descartou a ênfase wundtiana na apercepção e se concentrou nos elementos que compõem a estrutura da consciência

2. Como foi a vida de Titcherner?

R: Nascido em Chichester, Inglaterra, em uma família tradicional, com pouco dinheiro, estudou no colégio Malvem e na Universidade Oxford, dedicando-se a filosofia e aos clássicos no quatro primeiros anos e tornando-se no quinto assistente de pesquisa em filosofia Fez uma jornada em Leopzing, e Meca dos peregrinos científicos, para estudar com Wundt, tendo obtido o grau de doutor em 1892, Wundt deixou uma impressão permanente no jovem aluno, embora Titchener aparentemente tivesse tido pouco contato com ele, tendo recebido o seu grau ele planejou tornar-se o pioneiro da nova psicologia experimental na Inglaterra, mas os acadêmicos ingleses mostravam-se céticos diante da abordagem cientifica de um de seus tópicos filosóficos favoritos, então foi para os estados unidos ensinar psicologia e dirigir o laboratório da universidade Cornell, tinha vinte e cinco anos e permaneceu em Cornell o resto da vida. Entre 1893 e 1900, ele desenvolveu seu laboratório, ele supervisionou mais de cinquenta teses de doutorado em psicologia ao longo de trinta e cinco anos, e a maioria dessas dissertações trás a marca de seu pensamento pessoal. Ele exercia sua autoridade na seleção dos tópicos da pesquisa, distribuindo os que estavam vinculados as questões que o interessavam. Ele esperava que todos os alunos graduados trabalhassem coletivamente a partir de suas ideias e assim construiu uma posição sistemática unificada que considerava “a única psicologia digna desse nome” Titchener traduzi-o do alemão para o inglês alguns livros de Wundt, entre os livros de Titchener estão Esboço da psicologia, A introdução á Psicologia, e a obra em quatro volumes Psicologia Experimental, mesmo hoje A psicologia Experimental é incluída entre os mais importantes livros da história da psicologia. Ele dedicou-se a varias atividades que consumiam seu tempo e energia como: um pequeno conjunto musical, professor substituto de musica, colecionava moedas entre outras coisas à medida que envelhecia Titchener ia se afastando da vida social e acadêmica a relação com psicólogos fora de seu grupo era por sua vez tensas. Eleito em 1892 para a APA pelos membros fundadores, se demitiu um pouco depois porque a associação se negou a expulsar um membro que ele acusava de plagio. Por volta de 1910 Titchener começou a trabalhar no que concebeu como uma exposição completa do seu sistema. Faleceu com um tumor cerebral aos cinquenta anos, antes de terminar sua obra.

3. Como era o sistema da psicologia de Titchener?

R: Para Titchener o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente. Ele alertou para o fato, que no estudo da experiência consciente não se deve cometer o que ele denominou erro de estimulo, o objeto da observação não deve ser descrito com a linguagem cotidiana, mas sim em termos do conteúdo consciente da experiência. Titchener definiu a consciência como a soma das nossas experiências acumulada ao longo da vida, sua psicologia estrutural é uma ciência pura, ele alegava que a psicologia tem de estudar, e chegar a compreender, a mente humana generalizada, não as mentes individuais. Sua psicologia, portanto, não tem preocupações pragmáticas ou utilitárias, a psicologia segundo ele, não se ocupa da questão da cura de mentes enfermas.

4. Como era o método de introspecção para Titchener?

R: A forma de auto-observação de Titchener, ou introspecção eram realizadas por observadores bem treinados que tinham de reprende a perceber que pudessem descrever seu estado consciente, e não o estimulo. Titchener percebeu que todos aprendem descrever seu estado consciente e não o estimulo. Ele perceubeu que todos aprendem a descrever a experiência em termos de estimulo e que, na vida cotidiana isso é benéfico e necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com