TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Filme "Do Luto à Luta"

Casos: Questões Do Filme "Do Luto à Luta". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 3

A principal mensagem que o filme nos trouxe, foi a ideia de que é necessário, além de integrar a criança deficiente, incluí-la na sociedade. Essa vivência parece ser bastante difícil algumas vezes, porém, os resultados são muito satisfatórios e gratificantes, tanto para a criança, quanto para toda a sociedade. Achamos muito bom, o fato do filme não se deter apenas à deficiência de maneira negativa, mas sim, de uma maneira divertida, com cenas engraçadas e felizes.

2. Apontem exemplos de depoimentos que registram comportamentos de rejeição à pessoa com síndrome de Down?

Durante o filme, os exemplos de exclusão mais citados pelas famílias que tem uma criança com síndrome de Down, consistem na descoberta da deficiência da mesma. Muitos dos pais demonstraram uma rejeição inicial, além de médicos que mencionaram nomes pejorativos à deficiência, como “mongoloide”. Uma frase bastante marcante que observamos, foi de uma mãe, que afirmou que levou “uma cacetada muito forte” ao descobrir que seu filho tinha síndrome de Down.

3. Apontem exemplos de depoimentos e/ou atitudes atuais que refletem comportamentos de aceitação à pessoa com síndrome de Down?

Muitos dos mesmos pais que demonstraram inicial rejeição à deficiência dos filhos, posteriormente os aceitaram, e passaram a valorizar essa deficiência. Todos os pais demonstram ter um imenso amor e carinho pelos filhos, e afirmam que as crianças muita coisa os ensinam.

4. O filme mostrou práticas integrativas? Apontem.

Sim. Um exemplo de prática integrativa do filme, é um momento cujo crianças com síndrome de Down dançam em um estúdio. Gostamos muito desse momento, pois identificamos grande demonstração de expressão artística vinda dessas crianças, todas elas pareciam estar se divertindo bastante.

5. O filme mostrou práticas inclusivas? Apontem.

Sim. Um exemplo de prática inclusiva do filme, é um momento cujo um adolescente com síndrome de Down surfa com o seu professor. O professor relata que o aluno teve um ótimo desempenho nas suas aulas, afirmou que o menino não teve medo algum, e ficou em pé na prancha logo na primeira tentativa, e isso lhe impressionou bastante, pois era algo bastante incomum para os iniciantes do esporte.

6. Como vocês interpretam a abertura do filme, na cena 1? O que significa a retirada das máscaras, seguindo-se o aparecimento dos rostos de pessoas com síndrome de Down?

Interpretamos como sendo um momento de descoberta, entendemos que aquelas crianças não tinham medo ou vergonha de serem deficientes, e aceitavam isso como algo comum. Eles estavam preparados para viver inseridos na sociedade naturalmente, sem precisar de qualquer tipo de disfarce, ou algo parecido. Foi bastante simbólico e expressivo esse momento, e nos causou uma excelente reflexão.

7. Na tentativa de mostrar pessoas com síndrome de Down “levando uma vida normal” o filme registra situações exclusivas, ou seja, onde todos os que estão se divertindo, praticando esportes, trabalhando, estudando etc., têm esta síndrome. Aparentemente, não estavam misturados com pessoas sem deficiência. Como vocês interpretam estas situações em termos de paradigma (integração ou inclusão)?

Na inclusão, o meio social se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com