TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quão importante é a psicologia para a direita?

Resenha: Quão importante é a psicologia para a direita?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância da psicologia para o direito?

A Psicologia produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo Direito, o que possibilita que haja uma interação, um dialogo entre essas ciências. Através da psicologia procura-se entender o comportamento humano, este para o direito, é quase sempre determinado e padronizado por normas, leis escritas. Apesar de serem áreas distintas, possuem uma relação que proporcionam um maior entendimento sobre o intelecto humano.

A psicologia é responsável por avaliar e intervir no comportamento humano produzindo conhecimento sobre as diversas manifestações da subjetividade do ser. A relação do indivíduo com as leis é uma destas manifestações e, por isso, conhecer a psicologia certamente possibilita ao profissional de Direito ter uma visão mais completa de seu cliente.

No direito a psicologia vem trazendo importantes contribuições como a forma de compreensão no modo de agir do homem, assim humanizando o poder Judiciário na busca da construção do ideal de justiça, com objetivos éticos. Desta forma a Psicologia toma suas formas e embrenha-se nos ramos diversos do Direito hora auxiliando, aconselhando, esclarecendo, planejando, executando, prevenindo e emitindo pareceres para melhorar o objetivo final que é aplicação das normas jurídicas levando em conta as especificidades de cada caso.

No direito de família, por exemplo, torna-se imprescindível à atuação do psicólogo, pois as questões familiares são mais amplas e complexas. Não se limitam a objetividade da lei, esta nem sempre é suficiente para resolver as questões familiares levadas ao judiciário. A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada indivíduo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que atenda adequadamente as necessidades daquela família, que muitas vezes passam despercebidas nos litígios judiciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com