TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO: PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  25/10/2015  •  Dissertação  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  8.534 Visualizações

Página 1 de 3

ALEX DE PAULO SOARES

Redação de conclusão de curso

Curso: PSICOLOGIA SOCIAL

  1. INTRODUÇÃO:

        Sendo uma área da psicologia que estuda os fenômenos existentes dentro das relações humanas e os variados estímulos sociais que influenciam no comportamento de cada indivíduo isoladamente ou em grupo, a psicologia social é uma valiosa ferramenta de combate às desigualdades sociais, tendo em vista o seu foco nos conflitos de autoridade, de hierarquia, de poder, valores éticos, violência contra mulheres, idosos e crianças. As desigualdades sociais analisada sob luz das teorias da psicologia social, contemplará um estudo crítico dos indivíduos na interação com outros indivíduos e a posição que estes ocupam em determinados contextos sociais.  

  1. DESENVOLVIMENTO:

        Ao longo da história da humanidade, as desigualdades sociais sempre estiveram presentes. Diferenças de gênero, classe social, cor da pele, etc., foram empregadas para definir hierarquia de poder ou para indicar grau superioridade ou de inferioridade entre as pessoas. Apesar dos avanços obtidos com a inclusão social, leis que defendem os direitos sociais (Lei Orgânica da Saúde 8080/90 e a Constituição Federal de 1988) e projetos fomentados por entidades sociais como o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) proporcionam um alívio no sofrimento, na angústia, no sentimento de desamparo das classes sociais menos favorecidas, porém, não garantem que as desigualdades sociais estarão sempre no cerne da sociedade.

        A psicologia social também não dará garantias de que ninguém sofrerá de discriminação social e que os significados sociais atingirão de maneira igualitária a todos, mesmo por que cada pessoa de forma subjetiva dará um sentindo único aos significados construídos socialmente. Sob este aspecto, a psicologia social propõe um estudo do indivíduo e de suas produções subjetivas diante das interações com as redes na qual faz parte e das crenças, ideologias e valores atribuídas a elas.

        Entretanto, com o auxílio da psicologia social, as entidades públicas ou privadas, entidades filantrópicas e qualquer forma de manifestação social, proverão dos recursos oriundos das análises críticas dessa área de conhecimento e, consequentemente facilitará na aplicação de uma intervenção mais eficaz que reduza os problemas sociais existentes na esfera social.

     

  1. CONCLUSÃO:

        Diante de tudo isto apresentado, as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade, principalmente as que originam do desemprego, das más condições de atendimento em saúde, educação e distribuição de renda, devem ganhar espaço de reflexão e posicionamento da psicologia social, no que diz respeito aos aspectos que visem à solução dos problemas sociais já existentes e medidas preventivas que possam minimizar os sofrimentos e estreitar os laços entre as políticas públicas de saúde/educação e os cidadãos que delas necessitem e de qualquer grupo social que busca por meio de suas práticas, atitudes humanizadas que favoreçam o vínculo entre os indivíduos.

        Conclui-se ainda que o psicólogo social deve manter uma postura crítica diante da realidade social. Ter conhecimento dos problemas sociais, além de uma visão sociológica e política. É também de suma importância que o psicólogo tenha conhecimento das manifestações sociais que estimulam a mudança nos comportamentos das pessoas, pois a sociedade sempre experimentará novas formas de vida que lhes são impostas. O ambiente social impondo novos comportamentos e novos comportamentos impondo novas mudanças no ambiente. Desta forma, a psicologia social deverá sempre se renovar e acompanhar as transformações sociais, para que as exigências do cotidiano sejam tratadas de maneira eficiente e preventiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com