TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO E ANÁLISE CONTEXTUAL DO ARTIGO

Por:   •  20/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE/SC

JEAN CLEBER ALVES

CIÊNCIA E PROFISSÃO

JOINVILLE

2017

JEAN CLEBER ALVES

REFLEXÃO E ANALISE CONTEXTUAL DO ARTIGO

 Conciderações a Psicologia

Trabalho apresentado à disciplina de Ciência e Profissão

Prof. Hildegard Krauser

JOINVILLE

2017

SUMÁRIO

1. REFLEXÃO SOBRE CIRURGIA BARIÁTRICA NO CONTEXTO DA PSICOLOGIA.        4

2.        ANALISE CONTEXTUAL DO ARTIGO “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: PRÁTICAS ATUAIS”        4

3.        CONCLUSÃO        6


1. Retrospectiva da História da Psicologia no Brasil.

Realizar uma cirurgia bariátrica não é um procedimento simples englobado apenas no ato da redução cirúrgica do estomago.

Antes mesmo de um indivíduo partir para, os fins de fato, a realização da cirurgia existe uma equipe de outras áreas focadas em trazer um melhor aproveitamento do procedimento, focado na nutrição e na parte psicológica.

A psicologia, como um todo, traz para o meio um enfoque voltado para a especificidade na mudança de hábitos. Sem a devida compreensão de que, o indivíduo, necessitará se submeter a tal mudança de comportamento, a cirurgia, não será vista como uma possibilidade plausível para aquele momento levando o profissional a declarar, através de resultados, que tal procedimento é um risco para vida do mesmo.

  1. Analise contextual do artigo “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA: PRÁTICAS ATUAIS”

O artigo trata do pré e o pós-operatório, levantando uma questão no procedimento como um todo, de forma generalista, mas com total preocupação para a obtenção de um protocolo-padrão, para a avaliação do indivíduo que se submete aos riscos, com a finalidade de reduzir problemas ou mesmo eliminar que tais possibilidades venham ocorrer, por avaliações feitas de formas errôneas, por parte dos profissionais que atuam no segmento da subjetividade da mente humana.

A avaliação psicologia é parte essencial, sem ela os resultados seriam muito nocivos e levariam a cirurgia como algo de difícil realização e como o único recurso para a fuga em massa por parte da população obesa.

A obtenção de um protocolo-padrão seria realmente plausível dentro do contexto da cirurgia bariátrica? De certo modo, sim! Levando em conta o nível das especialidades envolvidas para a redução dos males que a obesidade tem causado ao redor do mundo. O que percorre a margem é que muitos profissionais aderem a múltiplos fatores impeditivos da realização, mas não obstante, há de se entender que, para os casos vistos como possíveis para a prática da cirurgia bariátrica, não levando riscos a vida e não destacados os inúmeros transtornos impeditivos é preciso que seja o mesmo padronizado, pois ainda é possível se deparar como uma barreira para que a realização de tal procedimento o transtorno alimentar por parte de alguns profissionais, já outros entendem que o transtorno pode vir a ser compreendido, por parte do individuo, como algo que o levou à obesidade transformando daí por diante como uma barreira para o mesmo não mais atentar a sua própria saúde. Tal problemática pode ser reduzida a zero com um tratamento pré-operatório através de tratamentos conduzidos por terapias.

A compulsão alimentar é o que vem levando muitos a discordarem da realização do método a ser aplicado, o que leva a crer que cabe aos profissionais da ciência mental e/ou aos seus respectivos conselhos a criação de um procedimento padrão, que leve em conta cada tendência e cada possível impedimento, não desclassificando casos que poderiam ser tratados, oferecendo uma nova perspectiva no âmbito da eliminação do que vem levando muitos a procurarem a cirurgia como, talvez, único meio para sua permanência em sociedade e distanciamento do transtorno alimentar como principal causa de grande relevância que leva o indivíduo a procurar a cirurgia como meio para obtenção de um resultado antes visto como impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com