TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO NIVEL OPERANTE

Por:   •  19/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 3

III- ANÁLISE DOS RESULTADOS.

De acordo com os resultados obtidos dos níveis operantes, podemos então compreender que  nesse primeiro experimento ,unicamente observacional e sem a presença de reforços, que o sujeito experimental está em busca do conhecimento daquele novo espaço diante do fato de que esteja pela primeira vez. O operante com mais frequência foi o de limpeza totalizando 129(cento e vinte e nove) contagens, consideramos um operante de limpeza quando o animal esfrega as patas dianteiras na cabeça, focinho e/ou outras partes do corpo, duas ou três vezes.  

Em seguida, temos os operantes farejar com o total de 81(oitenta e um)respostas, quando o sujeito encosta o focinho erguendo-0 sobre o piso, paredes, barra e/ou sobre o bebedouro; erguer-se 23(vinte e três) respostas, que é considerado quando o animal levanta-se nas patas traseiras aproximando o focinho do teto ou do topo das paredes da caixa; andar 18(dezoito) respostas, consideramos quando o sujeito desloca-se de um ponto a outro, usando as 4 patas; tocar a barra 7(sete) respostas, consideramos quando o animal toca a barra com uma ou duas patas dianteiras ou focinho, porém sem reproduzir o clique;  parar 37( trinta e sete) respostas quando o sujeito flexionaras 4 patas deitando-se sobre as mesmas, ou encolher-se nos cantos da caixa e as RPB com 5(cinco) respostas no total.

[pic 1]

Gráfico 1: Histograma das frequências obtidas em observação de Nível Operante total. Fonte: Laboratório de Psicologia Experimental.

Após a inserção do sujeito na caixa de Skinner, os observadores encarregaram-se de registrar cada operante emitido e obtiveram resultados em um total de trinta minutos. Para demonstração de resultados dividimos os 30 minutos em, três intervalos onde no intervalo de 0 a 10 minutos, trinta e três (33) respostas relacionadas à limpeza; quarenta(40)  ao ato de farejar; dezesseis(16) ao ato de erguer-se;  dez(10) ao ato de andar; ) e duas(2) respostas de toque à barra; quinze(15) ao ato de parar; cinco(5) respostas de pressão a barra(sem reforço).

No tempo de 11 a 20 minutos, observamos e registramos: trinta e um(31) atos de limpeza; vinte e quatro(24) atos de farejar; duas(2) respostas de erguer-se; sete(7) respostas relacionadas a andar; uma (1) resposta equivalente ao toque a barra e quinze(15) respostas relacionadas ao ato de parar. Não houve resposta de pressão à barra.

Por fim, no intervalo de 21 a 30 minutos, observamos: sessenta e  cinco(65) atos de limpeza; dezessete(17) atos de farejar; cinco(5) atos de erguer-se; um (1) ato de andar; quatro(4)respostas de toque a barra e sete(7) respostas relacionadas ao parar. Não houve nenhuma resposta de pressão a barra. Vale ressaltar que o sujeito não apresentou nenhuma reação emocional. Verifique no gráfico A.

[pic 2]

Gráfico 2: Histograma das frequências obtidas em observação de Nível Operante

[pic 3]

As taxas encontradas durante a emissão do nível operante (identificadas na tabela B) foram devidamente calculadas dividindo a frequência total de cada operante, pelo tempo total da observação. Os operantes de limpeza obtiveram maior número, marcando uma taxa de 4,3; farejar alcançou a taxa de 2,7; erguer-se 0,76; andar 0,6; toque à barra 0,23; parar 1,23 e as RPB alcançaram a taxa de 0,16. A taxa total de comportamentos por minuto durante o Nível Operante foi de 7,98.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com