TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio de Práticas Laboratoriais Comportamento Nível Operante

Por:   •  31/10/2022  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NÍVEL OPERANTE

PRÁTICAS LABORATORIAIS

Orientador: Dra...

SÃO PAULO, 2022

DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO NÍVEL OPERANTE

PRÁTICAS LABORATORIAIS

Trabalho apresentado em cumprimento as exigências da Disciplina ‘’Análise Experimental do Comportamento’’ como requisito para obtenção de nota no curso de Psicologia da faculdade Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Orientador(a): Dra...

SÃO PAULO, 2022

SUMÁRIO

INTRODUCÃO ...3

MÉTODO 4

RESULTADOS E DISCUSSÃO 5

ANEXO 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca identificar através da prática com o Sniffy, rato virtual, que se encontra em uma caixa que simula a Caixa de Skinner, a aprendizagem do comportamento operante.

O comportamento operante é o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana. Como nos diz Keller, o comportamento operante "inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm um efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente" (2007. PP: 47 – 143).

O conceito de nível operante está pautado na relação entre uma classe de respostas e uma classe de estímulos.

De acordo com Pessôa; Velasco (2012), a classe de estímulos que definem este nível de comportamento exerce a função de fortalecer uma classe de respostas, sendo assim o comportamento operante refere-se ao comportamento que produz consequências e é afetado por elas.

MÉTODO

Sujeito

O sujeito observado para análise é um rato Wistar Albino (Rattus norvegicus wistar) de sexo masculino, simulado pelo programa de computador “Sniff” a fim de que não possua experiências anteriores que possam afetar os resultados finais.

Materiais

Os materiais utilizados para a análise são: folha de respostas, lápis, computador, cronômetro, pendrive e programa que simula o animal citado no tópico anterior.

Procedimento

Em aula foi realizada observação e anotação na folha de registro de alguns comportamentos do sujeito experimental, sendo eles: Farejar, Andar, Coçar, Levantar, Virar e Pressionar a barra. Os comportamentos foram observados durante 15 minutos consecutivos, sendo as anotações feitas minuto a minuto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com