TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Por:   •  7/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Data: 23/08/2016

Período de avaliação: 28/07/2016 (15h 34 min às 16h 22 min)

Local de avaliação: Bloco 5, 1º andar, Coordenação de Psicologia, Centro de Ciências Humanas – UFMA (Cidade Universitária Dom Delgado), São Luís – MA.

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Autores:

Ilana Dandara V. Nunes (CRP 22/1111);

Raissa Lopes (CRP/ 2222); e

Rodrigo Soares (CRP/ 3333)

1. 2. Interessado:

Prof. Dr. Lucas Sá (Departamento de Psicologia – UFMA)

1. 3. Assunto:

Verificar se a examinanda está apta a dirigir.

1. 4. Examinando (a):

Laiz Algave Garcez – sexo feminino; 22 anos; natural de São Luís (MA); graduanda em Geografia (quarto período) na UFMA.

2. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

Este laudo tem como objetivo uma avaliação psicológica da estudante universitária Laiz Algave Garcez, como requisito da disciplina de Técnicas de Exame II do curso de graduação em Psicologia da UFMA, sob orientação e acompanhamento do Prof. Dr. Lucas Sá (DEPSI-UFMA). Desse modo, busca-se identificar características e posicionamentos da participante que possam comprovar sua aptidão ou inaptidão para aquisição da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

3. BASE TEÓRICA

A avaliação psicológica pode ser empregada com vários objetivos, dentre eles verificar a aptidão para aquisição da CNH no contexto do trânsito.

As resoluções nº 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e nº 007/2009 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamentam o processo de avaliação psicológica no contexto do trânsito no Brasil, seja para obtenção de PPD (Permissão para Dirigir), SEJA para renovação da CNH (CFP, 2009; CONTRAN, 2012).

Nesta avaliação foram utilizados testes validados para o contexto do trânsito – AC (Teste de Atenção Concentrada) e TEALT (Teste de Atenção Alternada) – bem como testes de raciocínio (Teste de Inteligência-TI) e de personalidade (Palográfico).

No que diz respeito aos construtos que os instrumentos avaliam:

a) Atenção concentrada: refere-se à capacidade de seletividade de estímulos, concentrando-se nos estímulos-padrão e excluindo os distratores;

b) Atenção alternada: capacidade de focar atenção alternadamente ora em um estímulo, ora em outro;

c) Inteligência/Raciocínio: existem várias teorias que definem o construto inteligência (as teorias clássicas, os modelos hierárquica, as teorias do desenvolvimento, modelo de processamento de informação e modelos biológicos). O TI (Teste de Inteligência) baseia-se na teoria “g” de Spearman, que trata de uma capacidade mental geral.

d) Personalidade: conjunto de traços latentes que se mantém estáveis ao longo do tempo, constituídos a partir da interação hereditariedade e ambiente.

4. PROCEDIMENTO

Na sessão única, foram utilizadas as técnicas a seguir:

4.1. Observação sistemática (técnica de registro contínuo): descrição científica, dentro de um período ininterrupto, dos fatos que ocorrem simultaneamente, selecionando os eventos mais relevantes para o objetivo da observação.

4.2. Entrevista semiestruturada: conjunto de técnicas de investigação, de tempo limitado, dirigido por um entrevistador treinado, utilizando o conhecimento psicológico numa relação profissional/científica; parte-se de um roteiro de perguntas complementado por sondagens.

4.3. Testagem: medida objetiva e padronizada de uma pequena amostra de comportamentos.

4.3.1. AC (Atenção Concentrada): instrumento para avaliar a atenção concentrada (capacidade de selecionar o estímulo relevante em meio a outros e manter-se focado nesse estímulo durante certo período de tempo), de aplicação individual ou coletiva, do tipo “lápis e papel”, que consiste em identificar e assinalar três tipos de estímulos-padrão misturados a estímulos distratores.

4.3.2. TEALT (Teste de Atenção Alternada): instrumento de avaliação individual ou coletiva, do tipo “lápis e papel”, que avalia a aptidão do sujeito em focar a atenção alternadamente ora em um estímulo, ora em outro (o estímulo-modelo muda a cada linha); o examinando tem 2 minutos e 30 segundos para executar a tarefa.

4.3.3. TI (Teste de Inteligência): teste de avaliação do fator g ou Inteligência Geral proposto por Spearman, de aplicação individual ou coletiva, com duração máxima de 20 minutos; composto por 30 exercícios com 6 opções de resposta cada um, das quais o examinando deve escolher a opção que julga completar os espaços em branco das figuras geométricas/abstratas e assinalar na folha de respostas.

4.3.4 Palográfico: instrumento de avaliação de personalidade por meio de comportamento expressivo, de aplicação individual ou grupal, do tipo “lápis e papel”, que consiste em assinalar traços de cima para baixo, seguindo da margem esquerda para a direita.

4.4. Cronologia do Processo: Dessa maneira, foi iniciado o processo de avaliação aplicando-se o AC, no qual foram usados uma folha padronizada, duas canetas e um cronômetro. Ao término dessa aplicação, deu-se continuidade à testagem por meio do TEALT, usando os mesmos materiais. Logo após, seguiu-se o processo com a aplicação do TI, utilizando-se o caderno de exercícios, a folha padronizada de respostas, duas canetas e cronômetro. Por último, a testagem incluiu a aplicação do Palográfico. Para concluir, seguiu-se com a entrevista semiestruturada. Durante a aplicação dos testes e realização da entrevista, foi feito o registro de observação sistemática.

5. ANÁLISE DE RESULTADOS

A princípio, é necessário levar em conta que a avaliação psicológica tem determinações históricas, político-econômicas; por isso, o sujeito avaliado deve ser visto como dinâmico, que não se restringe a apenas estas amostras de comportamento. Sendo assim, os dados são apresentados a seguir:

5.1. Resultados do AC: O escore bruto foi de 77 (88 acertos subtraídos por 1 erro e 10 omissões), correspondente ao percentil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com