TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Por:   •  11/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  11.115 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CAMPUS PONTA NEGRA

PSICOLOGIA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

[pic 1]

RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Novembro/2017

RELATÓRIO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

 

Relatório desenvolvido baseado em protocolo de avaliação profissional com as principais competências e habilidades do avaliado em questão.

Atividade da disciplina de orientação profissional como parte da avaliação referente ao semestre em questão.

Docente: Elaine Christina Cunha Eufrásio.

Discentes:

- Silvina Araujo da Silva.

- Maria Elizângela de Oliveira

- Alana da Silva dos Santos.

- Otílio Alves de Lima.

Novembro/2017

Relatório de Orientação Vocacional

Objetivo

O presente relatório tem como objetivo descrever a avaliação de orientação vocacional realizada no dia 06/11/2017 em uma aluna de 25 anos do 5° período de psicologia na sala da biblioteca da Estácio. Foram quatro alunos participantes, um foi o orientador, o outro o orientando e dois observaram.

Desenvolvimento

A avaliação iniciou-se com a entrevista de orientação profissional diretiva baseada no autor José Cavaliere Figueiredo, com o objetivo de coletar os dados mínimos e características principais do orientando, composta por pontos relevantes como: interesses profissionais e gerais, vida social e familiar, auto-conceito e vida religiosa e por fim, as propecções do orientando. Utilizamos também a técnica de frases incompletas de Bohoslavshy(2003) e escolhemos 10 frases para o teste. Finalizamos com a devolutiva do resultado para o orientando e finalizamos a entrevista.

Conclusão

A observação realizada pelos dois alunos no momento da entrevista foi de suma importância para verificação da postura do orientando e suas principais impressões e atitudes. A orientanda se manteve calma e centrada durante a entrevista, atenta as perguntas, e todas as respostas foram claras e concisas. Mediante as respostas da entrevista e do teste verificamos a seriedade, bem como a certeza sobre sua escolha profissional atual e seus desejos futuros. A mesma apresenta um perfil voltado para a área de saúde, ficando explicito sua vontade e facilidade de lidar com o próximo. Concluímos mediante ao protocolo realizado que a avaliada tem, atualmente, um perfil adequado para o curso escolhido.

Anexo

Em anexo, segue a entrevista realizada inicialmente e o teste de Bohoslavshy aplicado no segundo momento com as respostas da avaliada.

ENTREVISTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

José Cavaliere Figueiredo

  1. Interesses profissionais e gerais – Inicialmente eu queria ser bailarina profissional, eu sempre participei das aulas de dança na academia que eu treinava quando era mais nova e era algo que eu gostava e gosto até hoje, dançar e montar coreografias. Depois pensei em cursar direito porque gosto das leis, acabei cursando dois anos e meio de fisioterapia, mas não me sentia feliz, atualmente estou no curso que realmente quero e estou seguindo meu coração. Eu gosto muito de me exercitar, de estar perto de quem eu gosto e futuramente quero abrir minha própria clínica.

  1. Vida social e familiar – Me considero alguém sociável, eu gosto de estar com meus amigos, família, colegas de faculdade, as pessoas sempre me procuram e demonstram que sou querida por todos, tenho namorado, pretendo casar e ter filhos um dia, no geral, eu gosto do convívio social. No ambiente familiar, já sofri pressão para escolha de uma profissão por parte do meu pai para seguir o curso de direito, mas não era o que eu realmente queria, hoje eu tenho apoio da minha família apesar do medo da minha mãe sobre eu querer mudar de curso futuramente, porém não é o que eu quero.
  1. Auto-conceito e vida religiosa – Sei que tenho um temperamento forte, sou sincera demais e às vezes isso magoa as pessoas, sou ambiciosa e olho muito para o meu futuro, para os meus sonhos, me considero uma pessoa feliz, sim! Tenho problema com fobia em relação a sapo e às vezes percebo o quanto sou ansiosa. Com relação a minha vida religiosa, sou muito apegada a nossa senhora e sempre estou praticando minhas orações e o bem ao próximo, pois é nisso que acredito.
  1. Propecções – Desejo muito me formar, terminar o curso de psicologia hoje é um dos meus maiores desafios e um sonho que eu acredito que irei conseguir pois é isso que eu quero, poder exercer essa profissão na minha clinica e ajudar as pessoas é o meu principal objetivo profissional, e junto com isso quero minha estabilidade financeira como também estar perto das pessoas que eu gosto e que somam na minha vida, isso que vai me deixar feliz.

FRASES INCOMPLETAS DE BOHOSLAVSKY

  1. O meu maior desejo é: Ser independente.

  1. Eu sonho algumas vezes que: Vou me formar.
  1. Se eu tivesse muito dinheiro, eu: Viajaria o mundo comprando o que eu quisesse e ajudaria os necessitados.
  1. Eu não queria nunca que: As pessoas que eu amo fossem embora.
  1. Quando eu for grande: Quero ser uma grande psicóloga/profissional.
  1. Os meus livros preferidos são: A cabana e tempo de espera.
  1. Eu queria: Me sentir completa.
  1. O que mais me agrada é: São as pessoas verdadeiras.
  1. Se eu pudesse levar alguém para uma ilha deserta comigo, levaria: Meu amor.
  1.  Eu gostaria mais de: Estar perto das pessoas que eu amo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com