TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

Por:   •  7/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  7.276 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO: PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

2. PROVAS OPERATÓRIAS APLICADAS…....................................................................... 5

2.1 AVALIAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS………………......................................... 7

3. CONCLUSÃO………………………….............................................................................. 9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10

INTRODUÇÃO

As aplicações das provas de diagnóstico piagetianas têm o intuito de avaliar e investigar o nível operatório referente às noções de conservação, classificação e seriação da criança, assim será compreendido o funcionamento cognitivo do examinando, ou seja, a sua forma de raciocinar. O conjunto de provas não são consideradas como um teste psicológico (de nível mental ou personalidade), portanto é bem comum que durante a aplicação de alguma prova a criança consiga adquirir tal noção (que talvez não tenha sido adquirida antes, pois a criança não vivenciou uma situação que tivesse estímulos suficientes).

2. PROVAS OPERATÓRIAS APLICADAS

Realizamos 5 provas de diagnóstico operatório diferentes em uma criança de 6 anos:

PROVA 1 - OBJETIVO: Avaliar noção de conservação de pequenos conjuntos:

Separamos 7 fichas amarelas e 7 fichas azuis, pedimos para que a criança escolhesse uma coleção de fichas e então, pedimos para que ela fizesse duas filas com as fichas de cores diferentes, perguntamos se as duas filas tinham a mesma quantidade de fichas, se ambas eram iguais. Após isso, colocamos as fichas azuis (da fila de baixo) com um espaço entre elas e perguntamos para a criança onde ela achava que tinha mais fichas sem contar, apenas observando.

PROVA 2 - OBJETIVO: Avaliar noção de quantidade de matéria (conservação):

Usamos massinha de modelar para esta prova, primeiro pedimos que a criança fizesse duas bolinhas iguais, em seguida perguntamos se tinha a mesma quantidade. Logo depois fizemos com uma das bolinhas uma salsicha e então, novamente, perguntamos a criança onde ela achava que tinha mais massinha ou se era a mesma quantidade, seguimos com a aplicação e fizemos a outra bolinha virar uma “pizza” e mais uma vez fizemos as perguntas.

PROVA 3 - OBJETIVO: Avaliar noção de comprimento (conservação):

Pegamos duas correntes, deixamos uma esticada e a outra colocamos em baixo dobrada a fazendo ficar menor, depois perguntamos se as correntes eram do mesmo tamanho ou se uma era menor que a outra.

PROVA 4 - OBJETIVO: Avaliar noção de classificação:

Para aplicar esta prova, separamos bichinhos de diferentes cores e tipos, então pedimos a criança para ela separar procurando um critério, ou seja, por categoria. Feito isso, pedimos para que a mesma escolhesse outro critério e desta vez, os separasse de uma outra forma.

PROVA 5 - OBJETIVO: Avaliar noção de seriação:

Separamos 7 canudos com diferença de 1,5cm entre eles e pedimos para que a criança os colocassem em ordem (crescente ou decrescente), em seguida pedimos para que ela ficasse de olhos fechados e contasse até cinco, tiramos um canudo do meio, então ela abriu os olhos e a pedimos que colocasse ele de volta no mesmo lugar que ele estava para que a sequência ficasse correta.

2.1 AVALIAÇÃO DAS PROVAS OPERATÓRIAS

PROVA 1:

A criança reparou que separamos as fichas azuis (e por conta disso a quantidade mudou), mas na hora de justificar ela não consegue explicar o porquê houve esta mudança e a fila das azuis aparentava ter mais fichas, ou seja, ela consegue compreender a questão da quantidade, porém não consegue responder.

PROVA 2:

A criança consegue dizer se a massinha está igual ou diferente, mas fica confusa com a mudança de forma no momento em que perguntamos em qual tem mais quantidade. Também não conseguiu justificar claramente.

PROVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com