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RELATÓRIO PSICODIAGNÓSTICO FINALIZADO

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

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2. HORA DO JOGO DIAGNÓSTICA

A Hora do Jogo Diagnóstica trata-se de uma técnica utilizada pelo psicólogo que auxilia no processo psicodiagnóstico, pois permite que este tenha acesso aos conteúdos internos da criança através de atividades lúdicas. Isto levando em conta que o lúdico possibilita a criança expressar sua realidade, assim como a fala possibilita isto ao adulto.

Ao criar o enquadramento de tempo, espaço e finalidade para a brincadeira, a criança fica sob o controle das variáveis internas de sua personalidade. Através do brinquedo ela capaz de expressar seus conflitos básicos, seus desejos, domina sua realidade e é capaz de criar sobre ela. Desta forma o brinquedo torna-se um elo entre o mundo interno e a realidade externa da criança.

2.1. ANÁLISE DOS INDICADORES DA HORA DO JOGO DIAGNÓSTICA

  • Escolha de brinquedos e brincadeiras

O primeiro brinquedo escolhido por W foi o avião. Ao ser questionado pelo psicólogo sobre para onde estava indo o avião  e quem eram os passageiros, W então pegou outro avião e disse que em um deles estava ele e sua família e no outro estavam seus amigos da escola, ambos estavam indo para os Estados Unidos, porém no meio da viagem os aviões se chocaram e não conseguiram chegar ao seu destino.

A brincadeira escolhida condiz com a sua idade, pois W não se mostra egocêntrico e é capaz de atribuir papeis, incluindo outras pessoas em seu relato. Demonstrou pautar-se na realidade já que o avião voava e se destinava a um lugar real, porém o conteúdo do seu relato pode indicar conflitos nos dois ambientes (família e escola), já que ambos os aviões não conseguiram chegar ao seu destino final. A colisão também pode nos indicar que as relações em um ambiente podem afetar o outro, neste caso, de maneira negativa. Outra possibilidade também seria um possível conflito interno de W, levando em consideração todos os momentos turbulentos durante o seu período de desenvolvimento.

  • Modalidades de brincadeira

W apresentou uma boa plasticidade. Ele utilizou de diversos recursos egóicos que possuem a mesma função e nos indicam sentidos parecidos. Durante as brincadeiras, W construiu quatro casas, em todas elas quem morava era sua família (pai, avó, tia e tio), ele também os colocou no avião, os levou para o zoológico e para fazenda que ele construiu, sendo que na fazenda ele construiu uma fortaleza com legos para os proteger, demonstrando a importância que esta família tem para ele e o medo que ele tem de os perder. Também foi possível notar que em nenhuma destas situações ele incluiu a mãe, algo que deixa evidente o histórico de abandono de W e como esta mãe não está presente no seu psiquismo.

  • Personificação

Durante toda a hora do jogo, W se mostrou capaz de atribuir papeis para ele e reconhecer a presença dos outros nas suas fantasias, os elementos projetados por ele foram sua família e seus amigos da escola, não havia conteúdo fantasioso nas suas personificações. Isso ficou evidenciado quando W explorou a caixa lúdica e pegou duas bonecas para brincar, durante a brincadeira ele cuida muito bem das bonecas, demonstra afeto por elas e também dá mamadeira para elas, sendo este um possível indicativo de uma fixação oral.

Até este momento, W demonstrou equilíbrio psíquico, pois foi capaz de se reconhecer nas brincadeiras, reconhecer os outros, o mundo ao seu redor, expressar seus desejos, além de reconhecer as figuras de autoridade e estar pautado na realidade.

  • Motricidade

Algumas brincadeiras de W tinham foco específico na motricidade, entre elas o boxe, a espada, a arma e o futebol. Se mostrou ativo durante toda a hora do jogo, andando pela sala e explorando os brinquedos, soube manejar os objetos com facilidade e sempre atribuindo ao objeto sua função real.

  • Criatividade

Mostrou alguma rigidez quanto a criatividade. Quando W viu que havia folhas e lápis de cor sobre a mesa ele nos perguntou se podia desenhar, respondemos que sim e ele pontou que só sabia copiar desenhos, dissemos que não tinha problema e ele começou a desenhar. No início ele procurou alguns objetos e escolheu uma casa e um cachorro, em seguida os colocou sobre a folha e os usou como moldes para o seu desenho.

Outras brincadeiras também mostraram esta rigidez, pois W demonstrou estar muito ligado à realidade, suas brincadeiras possuem pouca ou nenhuma fantasia, o que pode nos indicar certa pobreza interna, além de aspectos masoquistas de sua personalidade, por pautar-se majoritariamente ao seu princípio de realidade.

  • Tolerância a frustração

W demonstrou boa capacidade de tolerar frustrações, sendo sempre bastante explorador, buscando recursos para satisfazer suas necessidades e conseguir expressar de maneira mais fiel o que está sentindo. Isso ficou evidente no momento em que W viu a necessidade de se fazer uma “fortaleza” para proteger a fazenda, desta forma ele procurou em toda a sala algo que pudesse exercer esta função, até que encontrou os legos, os montou e os posicionou a frente da fazendo à fim de protegê-la.

Ao final da sessão, quando avisado sobre o encerramento da atividade e que ele precisaria recolher os brinquedos, W demonstrou ser capaz de seguir instruções e mostrou até uma certa rigidez egóica pelo de ter colocado os brinquedos exatamente no local onde estavam quando ele os encontrou.

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