TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS PARCIAIS DAS OBSERVAÇÕES

Por:   •  8/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO...............................................................................................2

2 - PROCEDIMENTOS.......................................................................................3

3 - DISCUSSÃO..................................................................................................4

4 - RELATÓRIOS PARCIAIS DAS OBSERVAÇÕES..........................................5

4.1 - OBSERVADOR - 1......................................................................................6

4.2 - OBSERVADOR - 2......................................................................................8

4.3 - OBSERVADOR - 3....................................................................................10

4.4 - OBSERVADOR - 4....................................................................................12

5 - CONCLUSÃO...............................................................................................14

6 - ANEXOS.......................................................................................................15

1 - INTRODUÇÃO

A Psicologia do Cotidiano é uma área de conhecimento que se ocupa em estudar, entender e intervir nos fenômenos psicossociais. Esse campo tem como objetivo despertar uma consciência crítica e contribuir para a formação da identidade social e individual do sujeito.

O presente trabalho tem como objetivo a realização do exercício individual de observação e seu respectivo registro.  Observar é um instrumento da Psicologia do Cotidiano que, ao longo de seu desenvolvimento, tem se mostrado muito satisfatório na coleta dos dados. Observação é a ação e o efeito de observar (examinar com atenção, olhar com pormenor, constatar). Trata-se de uma atividade realizada pelos seres vivos para detectar e assimilar informação.

O uso da observação tem permitido descobrir que o comportamento é influenciado pelas consequências que o ambiente produz.

A necessidade de observar o comportamento do ser humano é reconhecido pelo psicólogo, e está envolvido de forma direta ou indireta em todas as atividades profissionais por ele executada. Ao fazer uma entrevista, ao aplicar um teste, ao fazer uma dramatização, durante um treinamento, o psicólogo está continuamente fazendo uso da observação (DANNA; MATOS,1982, p.21).

Concluímos então que a observação é de muita importância, não só para a psicologia, mais também para todos em geral, pois é através da observação que fazemos grandes descobertas, que os detalhes fazem muita diferença, que nem tudo é o que parece ser, e que se observarmos atentamente, aprendemos a descobrir o que realmente é o comportamento humano.

2 – PROCEDIMENTOS

Frequentar escolas, bibliotecas, parques, consultórios médicos, praças de alimentação, feira livre, estações de metrô, sempre no exercício de observação. O trabalho será distribuído em 3 partes: cada membro do grupo fez 2 períodos de observação de 10 horas cada, mais 1 período de 5 horas, transcrevendo no total 25 horas de observações por membro do grupo. A metodologia usada foi a observação em lugares públicos, pesquisa em revistas, jornais, etc.

Nosso grupo tem 4 participantes. O ponto de partida foi a escolha de um local para fazer a observação, e depois do local escolhido, transcrever todas as nossas observações. As observações tinham um período de 1h30.

Uma participante do grupo escolheu fazer sua observação na porta de uma escola pública, e a observadora achou melhor ficar dentro do carro, e anotava tudo o que lhe chamava a atenção.

Outra participante escolheu uma praça de alimentação, em local mais reservado, uma mesa um pouco mais afastada e com uma visão do local por inteiro, assim a observação era mais completa.

Outra participante encontrou um pouco de dificuldade em observar locais com muito fluxo de pessoas, como o metrô, e também a feira livre, porque esse fluxo prejudicava a observação e a transcrição ficava defasada.

Ao decorrer desta primeira fase de observações, nosso grupo comentava de vários fatos que ocorriam ao nosso redor, que nós não havíamos observado como o enorme barulho em frente à escola, ou que próximo a lugares com fluxo de pessoas tão intenso como uma estação de metrô, ha uma pequena e aconchegante praça.

3 – DISCUSSÃO

O homem se encontra cada vez mais pressionado pelo relógio. Os prazos são muito curtos e o número de atividades crescentes. O ritmo social é muito intenso e o fluxo informacional a circular pelo mundo muito acessível a todos com o advento da internet. Cria-se, contanto, uma nova necessidade, a de se estar ciente de tudo o que está acontecendo a todo o momento.                A internet “ampliou” o tempo, tornando o mundo mais dinâmico, acelerando processos que antes eram considerados lentos e flexibilizando o trabalho. No entanto gerou, consequentemente, uma nova angustia na sociedade contemporânea, pois se de um lado o trabalho se flexibilizou por outro a internet e todas as novas tecnologias prolongaram o ambiente de trabalho para as esferas pessoais e íntimas do homem. Abaixo vamos mostrar alguns exemplos de nossas observações.

4 - RELATÓRIOS PARCIAIS DAS OBSERVAÇÕES

Serão apresentados os pontos que se destacam nas observações.

Algumas situações comum em muitas observações foi o uso do aparelho celular, e a falta de comunicação.

Também destacamos alguns pontos incomum como por exemplo a poluição sonora e o preconceito.

Segue as observações :

4.1 OBSERVADOR  1 –

Escola Pública de Ensino Médio Zona Norte de São Paulo.

Fazendo a observação na porta da escola de Ensino Médio, me chamou muita atenção o excesso de barulho vindo de dentro da mesma, eu me senti muito incomodada. Não imaginava a gravidade deste fato até passar este período de observação.

DISCUSSÃO

Matéria relacionada:

Poluição sonora se remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida, podendo interferir na concentração, provocando dificuldades no intelectual. O indivíduo com muita exposição a barulho pode ter a diminuição do sistema imunológico, podendo até mesmo abalar a saúde mental.

http://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-sonora/

CONCLUSÃO

Observo a falta de autocontrole. O tempo em que fiquei observando não houve silencio. O excesso de conversas atrapalha o professor de dar aula e os próprios alunos de aprender. Acredito que o governo poderia investir em psicologia Escolar para auxiliar tanto os alunos quanto os professores. Bom seria se pudéssemos reduzir essa paisagem ruidosa, sons que não são agraveis trazendo estresse tanto para alunos, professores e funcionários. Temos que observar que muitas vezes somos levados a ter o descontrole da voz. “A poluição sonora ocorre quando o homem não ouve cuidadosamente”. Ruídos são os sons que aprendemos a ignorar. “Será que estamos ignorando muitos sons”? Apesar de “ignorarmos” os sons desagradáveis, ao contrário do sentido da visão, onde podemos fechar as pálpebras e dar um descanso aos olhos e à mente, os ouvidos não podem ser fechados e a presença desses sons é constante e tem efeitos sobre nosso organismo, física e psicologicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com