TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO SINDICAL

Exames: RELAÇÃO SINDICAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Qual o nome, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários da empresa criada?

Dados básicos da empresa fictícia a ser criada:

Nome da empresa: Calce Bem;

Principal ramo de atividade: venda de calcados;

Localização da empresa: Santa Maria-RS

Porte empresa: pequeno a médio porte

Segmento: Atualmente atende no segmento de varejo.

Quantidade de funcionarios: A empresa possui um quadro de 3 funcionários de 2 Sócios.

2.2. Quais são os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa?

O principal ramamo de atividade da filial Calçe Bem écalçados que será vendido para o atacado, atendendo lojistas de pequeno porte que não podem comprar grandes quantidades direto da fabrica assim atingindo um publico alvo.

2.3. Qual o Sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa?

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calcados de Santa Maria RS

2.4. Existe acordo coletivo vigente entre a empresa e o Sindicato; aquele está sendo aplicado pela empresa?

Modernamente no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, a jornada de trabalho sofreu novas alterações. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite (art. 58 da CLT). Neste sentido é o disposto na Constituição Federal em seu artigo 7º, XIII, prevendo o direito do trabalhador a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultadas a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Quando o excedente da jornada de trabalho se der ocasionalmente e/ou eventualmente, sem prévio ajuste com o Sindicato da Categoria, ao empregado será devido o valor de r§50.00 (cinquenta reais) ao final do expediente. Por tanto, comerciários a jornada de trabalho é de 8 (oito) horas diária e 44 (quarenta e quatro) semanais.Excedendo essa jornada de trabalho,você tem direito a horas extras trabalhadas.

2.5.Existe convenção Coletiva vigente? Ela está sendo aplicada pela empresa?

Sim, existe convenção coletiva vigente conforme descrito abaixo:

CLÁUSULA 9 - HORAS EXTRAS

As duas primeiras horas de trabalho, excedentes da jornada diária normal, serão remuneradas com o adicional de 50% (cinquenta por cento) e as horas subsequentes com o adicional de 100% (cem por cento).

CLÁUSULA 11 - DA JORNADA DE TRABALHO

Respeitando o limite legal de 44 horas semanais e 220 horas semanais, as poderão prorrogar de 2° a 5° feira suas jornadas de trabalho de forma de evitarem o trabalho aos sábados.

PARÁGRAFO PRIMEIRO

De segunda-feira a quinta-feira as empresas poderão acrescentar uma (01) hora e na sexta-feira jornada normal.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Nos sábados a jornada de trabalho será remunerada com horas extras.

CLÁUSULA 17 - COMPENSAÇÃO DE JORNADA – BANCO DE HORAS (LEI Nº

9.601/98 E MP Nº 1.709/98)

Fica estabelecido que as empresas que assim desejarem poderá estabelecer que as horas extras trabalhadas em um dia poderão ser compensadas com folgas em outro dia, desde que a compensação ocorra dentro dos 120 (cento e vinte) dias subsequentes à sua prestação, e o somatório não exceda as jornadas semanais da categoria, nem às 10 (dez) horas diárias.

2.6. Quais as sugestões de melhorias que proporcionaram modificações nas condições de trabalho e aumento de autoestima dos empregados, além de resultar, para a empresa, maior lucratividade em decorrência doaumento de produção dos funcionários?

A empresa procura passar confiança aos seus empregados. Procura reconhecer a capacidades dos empregados, promovendo incentivos como comissão, reconhecimento de melhor vendedor do mês, para que haja empenho dos funcionários. Investir na segurança e melhora nas condições do ambiente de trabalho. Remuneração justa e adequada, oportunidade de progresso e crescimento dentro da empresa., convênios com outras empresas de prestação de serviços, desconto nos produtos da loja, exceto os que se encontram em promoção, Se os colaboradores não tiverem nenhuma falta injustificada no ano, ganharão uma cesta extra.

Serão oferecidos benefícios espontâneos, que são concedidos pela empresa, não exigido nem por lei nem por negociação coletiva, como: Gratificações; Refeições subsidiadas; Transporte subsidiado; Seguro de vida; Empréstimos financeiros; Assistência médico-hospitalar diferenciada; Assistência odontológica; Escala móvel ou flexível de trabalho. Tudo isso para o funcionário sentir-se seguro e acolhido pela empresa.

2.7. Como tirar proveito das leis trabalhistas e as convenções coletivas em uma visão estratégica?

Benefícios legais são aqueles exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda por convenção coletiva com sindicatos. Os principais benefícios legais são:

Férias;

Décimo terceiro salário;

Aposentadoria;

Seguro de acidentes no trabalho;

Auxílio doença;

Salário família;

Saláriomaternidade;

Seguro de vida.

Para tirar proveito das leis trabalhistas deve-se exigir o maximo de esforço do funcionário para atingir os objetivos da empresa, que são lucratividade e comprometimento com o consumidor. Assim como o empregado exige seus direitos como trabalhador, o empregador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com