TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: ADLER (PSICOLOGIA INDIVIDUAL) E REICH (PSICOLOGIA DO CORPO)

Por:   •  7/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

 

[pic 1]

TDE2 - FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PERSONALIDADE

RESENHA CRÍTICA:

ADLER (PSICOLOGIA INDIVIDUAL) E REICH (PSICOLOGIA DO CORPO)

Resumo: Alfred Adler traz a vontade como sinônimo de luta pela superioridade e concretização de objetivos de vida. Tendo os interesses sociais e as relações sociais como essenciais para o desenvolvimento de um estilo de vida (self) construtivo e realizador.

Ideias Principais, Citações e Reflexões:

Tendo o padrão de influencias biológicas, vemos Freud enfatizando a sexualidade como o guia dos indivíduos e Jung com os padrões primitivos de pensamento, enquanto Adler enfoca no interesse social, tendo a busca pela perfeição como o fator motivacional humano, uma força inata (biológica) que temos por essa perfeição por essa superação. “A luta pela perfeição é inata no sentido de que faz parte da vida; uma luta, um impulso, um algo sem o qual a vida seria inimaginável.” (Adler, 1956, p. 104).

Um de seus principais conceitos, o da luta pela superioridade, é baseado na premissa de que a adaptação ao meio ambiente é o aspecto mais fundamental da vida. Adler acreditava que a inferioridade orgânica pode ser
estimulo para o crescimento do individuo, ao
contrário de causar necessariamente sua derrota, além de que, no processo da evolução humana, a cooperação e o sentimento comunitário são mais importantes que a luta competitiva. Os obstáculos para o crescimento são a inferioridade orgânica, a superproteção e rejeição. Sendo esses os três acontecimentos que na infância tendem a resultar em isolamento, falta de interesse e desenvolvimento de um ser não cooperativo.

A luta pela superioridade pode seguir para o lado positivo ou negativo. Adler engloba preocupações sociais e interesse pelo gozo do outro, leva numa direção construtiva e saudável, diferente daquele que foca no desenvolvimento pessoal usando e dominando o outro.

“Adler considerava o objetivo de dominar o meio ambiente como sendo muito abstrato para satisfazer a necessidade de uma direção de vida; assim, cada indivíduo desenvolve um objetivo de vida mais específico que funciona como centro de realização. O objetivo de vida de cada indivíduo é influencia do por experiências pessoais, valores, atitudes e personalidade. Não é um alvo claro e conscientemente escolhido.” (FADIMAN; FRAGER, 1986). O desenvolvimento do  objetivo de vida de cada indivíduo começa a se formar ainda na infância, sendo uma maneira de compensação de sentimentos de inferioridade, incerteza e desapoio. Tais objetivos nos dão condução e sentido para nossas atividades, além de permitir que um outro interprete vários aspectos do pensamento e comportamento em termos desses objetivos.

O estilo de vida é o único meio no qual sujeito escolhe para buscar seu objetivo. É um estilo integrado de adaptação com a vida. Os comportamentos recorrentes agregam significados em suas vidas, visto que todo o modo de vida do sujeito está conectado, sendo seus traços uma expressão de seu estilo de vida (self).  Assim Adler enfatiza a necessidade de analisar cada sujeito como um todo unificado.

Para Adler as três maiores tarefas da vida são o trabalho, a amizade e o amor. Sendo o trabalho todas as atividades nas quais são úteis à comunidade, e não apenas os ofícios nos quais recebemos uma remuneração, a amizade como a necessidade de interação com os demais seres humanos, vale ressaltar que para Adler os relacionamentos sociais são de extrema importância, e por fim temos amor baseado na intimidade entre dois seres ser essencial para o seguimento de nossa espécie. Os três problemas se encontram sempre inter-relacionados. “A solução de um ajuda a solução de outros na verdade, podemos dizer que são todos aspectos da mesma situação e do mesmo problema, a necessidade do ser humano preservar a vida e favorecê-lá no ambiente em que se encontra.” (Adler, 1956, p. 133).

Por fim, conclui-se que a vontade nos move em prol da superioridade e nossas relações sociais são essenciais para o desenvolvimento do estilo de vida, é possível dizer que Alfred Adler por ter essa ênfase no social ofereceu uma significativa orientação social para a psicoterapia.

Referencias:

FADIMAN, James; FRAGER, Robert. ALFRED ADLER EA PSICOLOGIA INDIVIDUAL. In: FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. Cap. 3. p. 71-86. 

Adler, Alfred, 1928. Understanding Human Nature. London: Allen and Unwin.
1973. Sex. In
Psychoanalysis and Women, org. por Jean Baker Miller. Balti-more: Penguin.

TEORIAS da Personalidade Adler. Realização de www.psicologianova.com.br. [s.i]: Psicologia Nova, 2017. (27 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Eu_Aa0lMB80>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Resumo: Wilhelm Reich tem como mente e corpo como uma só unidade e foi, gradualmente, enfatizando a importância de lidar com os aspectos físicos do caráter de um indivíduo, em particular os modelos de tensão muscular crônica, no qual ele denominou de couraça muscular. E interessado também no papel que a sociedade desempenha na criação de inibições dos instintos, principalmente os sexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com