TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual De Psicologia Organizacional

Por:   •  3/11/2014  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Paloma Ribeiro de Oliveira Carvalho

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Recife

2014

Paloma Ribeiro de Oliveira Carvalho

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Tutor: Paulo

Recife

2014

1. INTRODUÇÃO

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz se baseia em métodos quantitativos, e a estatística é uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo, pesquisadores, dentre outros, tornando-se uma poderosa ferramenta para o método de gestão e tomadas de decisões. Desta forma, as empresas buscam, através da estatística, estudos de viabilidade de um novo produto, assim como a aceitação de um produto lançado no mercado, dentre outras situações, além de obter o controle do processo de produção, pois com a evolução de novas tecnologias e o fácil acesso às informações, o que caracteriza um novo cenário de crescentes complexidades e incertezas, em que a questão da competitividade torna-se imperativa, exige que as organizações qualifiquem seus processos produtivos, visando melhorar a qualidade e a diminuição dos custos de produção para propiciar maior competitividade em busca de ampliação do mercado consumidor.

Além de apresentar a importância dos cálculos estatísticos em uma organização, bem como a definição de amostragem e variável, e os principais aspectos relacionados à competitividade das empresas considerando a análise de custos, o objetivo deste trabalho é apresentar também o conceito, importância e os objetivos dos conhecimentos relacionados à Contabilidade na administração de uma organização e noções de Direito do Trabalho, dada a importância em entender melhor a responsabilidade de sócios, proprietários e administradores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Importância da Estatística

A estatística tem sido utilizada nas mais variadas áreas do conhecimento, especificamente no setor industrial, em que é visada sempre a otimização de recursos econômicos e de processos de produção, bem como o aumento da qualidade e produtividade. Desta forma diversos métodos de controle obtidos através de cálculos estatísticos são utilizados para obtenção de melhores resultados para a empresa, por exemplo, o Controle Estatístico de Processos (CEP), que é uma ferramenta que utiliza a estatística com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade e melhores resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, dentre outros.

Além disto, uma aplicação de extrema importância dos cálculos estatísticos no setor industrial são as pesquisas de mercado e pesquisas de satisfação, que serão apresentadas nos itens 2.1.3, onde as empresas podem realizar estudos, por exemplo, da aceitação de um determinado produto no mercado ou o desenvolvimento de um novo produto. Dentro deste contexto, serão explicadas a seguir nos itens 2.1.1 e 2.2.2 as definições de variável e amostragem.

2.1.1 Amostragem

Quando se realiza um estudo dificilmente é possível examinar todos os elementos da população em que se está interessado, por motivos financeiros, limite de tempo ou restrição na locomoção para registro dos dados, mas, geralmente, pode-se trabalhar com o que é acessível, ou seja, com uma parte da população, que deve apresentar a maioria das características da população.

É importante lembrar que a tomada de decisões sobre a população, com base em estudos feitos sobre os dados de uma amostra, constitui a problema central da inferência estatística.

Assim, amostragem é o processo pelo qual se obtém informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com