TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O TEXTO: A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA(S) PSICOLOGIA(S)

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  4.794 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE O TEXTO: A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA(S) PSICOLOGIA(S)

O texto “A Subjetividade como objeto da(s) psicologia(s)”, dos autores Kleber Prado Filho e Simone Martins (2007), apresenta historicamente o processo de construção do conceito de subjetividade para a(s) psicologia(s) no sentido de que a mesma não seja exclusivamente singular e individual de cada sujeito.

Inicialmente os autores fazem uma diferenciação do campo de estudo da psicologia e das demais “áreas humanas”, sendo que todas as áreas abrangem o aspecto do sujeito a partir de um ângulo, no caso da psicologia, ela colabora com o estudo do mesmo através da subjetividade. Tantos os aspectos individuais quanto os aspectos comum à sociedade são levados em conta pela psicologia, fazendo com que o sujeito seja pensado em sua totalidade, ou o mais próximo disso.

Os autores constroem o conceito de subjetividade no sentido histórico, geracional, sem deixar de abarcar questões singulares. As relações e interações sociais, o biológico, as emoções e etc., todos esses aspectos contribuem para se determinar o subjetivo do sujeito. Segundo os autores, a subjetividade é a maneira de sentir, de pensar, sonhar e agir de cada um, mas para que isso se defina, os outros aspectos (históricos, geracionais, genéticos e etc.) precisam ser levados em conta.

Um dos pontos mais interessantes propostos pelo texto é de que a subjetividade não é algo estático, não é imutável, mas que pode ser atravessada por diversos fatores. Ou seja, o sujeito pode e é modificado por novas facetas do mundo, seja em qualquer cultura e em qualquer momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com