TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO MODERNIDADE LIQUIDA

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 3

             O livro modernidade líquida fala de uma mudança da sociedade, no primeiro capítulo onde fala do assunto emancipação, é interessante vermos isso de libertar-se, e que não haja empecilhos em nossa vida. Ele diz que devemos nos libertar do sociedade, voltando ao nosso estado líquido. Porém, a liberdade traz consequências, embora possamos fazer tudo aquilo que desejamos, temos de arcar com as consequências de nossos atos. Todo mundo desejava ter uma liberdade, ter a sua posição, portanto, pararam de se perguntar o porquê das coisas. Enquanto, na modernidade as pessoas não aprovam a crítica, tudo que é mostrado é bem recebido pois já são libertos, logo é muito fácil aceitar como reflexão.

            Já no segundo capítulo, Bauman fala sobre a individualidade. A individualidade foi um sistema mais controlador, exigia e fazia com que as pessoas fossem manipuladas e a liberdade se tornava mínima. Traz a questão do capitalismo fluído, os chefes não são autoritários, eles seduzem os funcionários, como exemplo, colocar pessoas famosas para utilizarem seus produtos e influenciarem a população a comprar e achar que precisam daquilo pra se sentir bem ou feliz, ou ser reconhecido em alguma classe social, mas há um erro, quando o indivíduo começa a tomar a outra pessoa como exemplo, pode acabar perdendo a sua essência. O capitalismo abriu uma chance para pessoas serem autoritárias e ditarem o que os outros devem fazer, embora essa onda de ditar seja limitada. Pra alcançar a individualidade, pra ser reconhecido, as pessoas acabam fazendo de tudo, inclusive sendo adeptas ao capitalismo.

            Em tempo/espaço o escritor, analisa a sociedade por vários pensadores, onde o indivíduo irá expressar o seu eu e exercer a sua civilidade. Nos mercados, ruas, lojas, shoppings, entre outros lugares, eles vem oferecendo tudo que se precisa, seja cultural ou social, logo as pessoas não precisam interagir umas com as outras, sendo assim todos tem o seu próprio momento e espaço. Com esta fluidez moderna, o tempo e o espaço e insistem pelo multitasking, que é habilidade de realizar múltiplas atividades no mesmo tempo, que é neste caso é poder fazer as coisas com rapidez sem precisar dos outros.

            No trabalho o autor apresenta um indivíduo que faz o seu próprio futuro, é dono e faz aquilo que quer, podendo realizar grandes coisas no futuramente, utilizando do passado. Também cita de pessoas que se culpam pelos seus fracassos e derrotas, e aqueles que podem controlar suas vidas para ter o que almejam. O indivíduo estando liberto o que interessa agora é ele estar fixo no presente, pois na modernidade é preciso ser ágil, trabalho sólido não traz mais interesse a esse mundo contemporâneo, por isso é necessário um trabalho com criatividade, inovação, e constantes mudanças, pois é isso que o capitalismo procura e as coisas continuam a serem substituídas a todo momento.  

            Segundo Bauman “Cloakroom’s” segundo Bauman, é indispensável para caracterizar a modernidade líquida. É aquele grupo de pessoas do carnaval, que atrai multidões que abandonam várias coisas mesmo que sejam para liberar solidões neles próprios. Desta forma, a busca pela emancipação do homem fez com que ele quebrasse os laços com qualquer coisa que o impedisse de ser diferenciado dos outros. Não ser igual, mas quando aquilo já estiver muito clichê e monótono, se adaptar a outra forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com