TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO "PINÓQUIO ÀS AVESSAS"

Casos: RESUMO DO LIVRO "PINÓQUIO ÀS AVESSAS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  2.201 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

Elaine Borges B86HBG-5

Ingrid P. Udorisse B803IE-4

RESUMO SOBRE O LIVRO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

Campus Assis – São Paulo

2013

SUMÁRIO

1. RESUMO ........................................................................................................... 3

2. OBJETIVO.......................................................................................................... 5

3. RESULTADO...................................................................................................... 5

4. CONCLUSÃO..................................................................................................... 5

5. REFERÊNCIAS................................................................................................... 5

1. RESUMO

O livro Pinóquio as Avessas, apesar de ser voltado para o público infantil, aborda questões muito interessantes para que pais e educadores possam analisar e refletir por alguns momentos as diferentes metodologias de ensino de forma mais crítica e menos condicionada.

Rubem Alves inicia seu conto em referência à famosa estória do boneco de madeira, de acordo com o texto acredita-se que somente por meio da escola a criança se tornará “uma pessoa de verdade” conceito este um tanto quanto equivocado, que se espalha, pela sociedade, há anos, como podemos relacionar com a abordagem da escola tradicional.

Neste mesmo contexto o autor decide mostrar que o fato de pessoas estudarem em boas escolas, tirar excelentes notas, e se tornar profissionais bem sucedidos não significa que irão atingir a tão sonhada satisfação ou realização pessoal. Ou seja, somente o fato de frequentar a escola não é o suficiente para garantir um futuro feliz às crianças, conceito este que fica claro após as discussões abordadas em sala.

A história, portanto, se inicia com um destaque à forma como os pais conversam com as crianças a respeito do colégio. Nesta fase, elas têm a curiosidade de saber qual a finalidade de ir à escola, onde começam a questionar os pais sobre: o que farão, quem será o responsável por elas, se seus questionamentos serão respondidos,entre outras questões.

O autor desperta, então, a atenção do leitor para o fato de muitos pais, na ausência de respostas para seus filhos, dizerem que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber, iludidos com a possibilidade de tais questionamentos se ausentarem da mente da criança, quando na verdade criam a fantasia de que as professoras responderão todas as perguntas, ilusão esta que permanece durante muito tempo, na cabeça das crianças.

Na verdade, como demonstra Rubem no decorrer do livro, a escola ensina, somente, os conteúdos pré-estabelecidos pelo ministério da educação. Dessa maneira, muitos alunos, que vivem em uma realidade social diversa ficam prejudicados. Além disso, muitos conceitos e dúvidas, que não se referem, diretamente, aos conteúdos abordados, não são trabalhados ou aproveitados pelos educadores.

Para demonstrar como algumas informações ou ausência delas podem prejudicar, seriamente, o processo educativo, o autor apresenta a história de um menino, chamado Felipe, que ao frequentar, pelo segundo dia, a escola, faz uma pergunta à professora de português:"...vi um pássaro azul que come mamão mas não sei o nome dele.... poderia me dizer qual o nome dele?” E a professora, sabiamente, responde: “Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes não estão no programa de português....” O menino, então, se decepciona pois havia pensado que na escola as professoras dariam respostas as suas perguntas.

De fato, essa abordagem tradicional traz visões que já sofreram mudanças, atualmente, existem diversas correntes pedagógicas que combatem essa linha de pensamento. A corrente humanista, por exemplo, parte da ideia de que todos os seres humanos precisam agir aos estímulos do ambiente para, então, serem capazes de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com