TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO : TEORIA E SISTEMAS EM PSICOLOGIA

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 9

TEORIA: CONHECIMENTO.

Teorias

•Compreensão da realidade: Big Bang.

•Explicação de fenômenos: Cura de doenças.

•Nomear o individua: Nomear fenômenos.

• Caos: Ordem

Escolas de pensamentos:

Estruturalismo – Surgiu com o inglês Edward Bradford Titchener, tem como fundamento o estudos dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porem  descartava a ideia de que a percepção( processo mental através do qual cada individuo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

•”Todo conhecimento humano é derivado das experiências humanas”.

•Descobrir fatos estruturais da mente e estuda-los.

• Estudos de elementos, ou conteúdos mentais (associação)

• Psicologia deveria descobrir experiências conscientes elementares (estrutura), mente separada.

•Objeto de estudo da psicologia: experiência consciente do individuo em diferentes situações.

Funcionalismo – Foi iniciado por William James, o pai da psicologia americana, segundo ele a mente vai sempre ajuda a pessoa a se adaptar a seu meio ambiente, ele foram influenciados pela teoria da evolução e biologia de Darwin.

•Caminho para o behaviorismo, ajuste do organismo ao meio se organiza por mecanismos possíveis de controle (psicólogos engenheiros de conduta).

• Comportamento adequado.

Behaviorismo: Inicio no século XX. Significa conduta, comportamento. Essa teoria surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo.  Essas teorias sobre o comportamento dentro da psicologia, só tem em comum o interesse por este tema. Pois cada autor revela uma teoria diferente a respeito do comportamento humano. Mas eles se aproximavam em um aspecto, consideravam a consciência como objeto de estudo da psicologia.

Behaviorismo metodológico: Essa teoria teve inicio em 1913, criada por John B. Watson considerado o pai do behaviorismo metodológico “A Psicologia com um comportamentalista a vê”. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto passível de observação por uma ciência positivista.  Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R (ESTIMULO-RESPOSTA).

Ele acreditava ser possível, prever e controlar toda a conduta humana, com base no  estudo do meio em que o individuo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.

Esta linha de pensamento conduz a tese sobre o sistema de aprendizagem, apoiada sobre mapas cognitivos-interações estimo-estimulo-gerados mecanismos cerebrais.

Behaviorismo radical: Frederick Skinner criou essa teoria na década de 40 como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo se a concepção de Watson. Em resumo ele acredita que o individuo é um ser único, homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente.

•Introspecção: Reflexão que a pessoa faz sobre o que ocorre no seu intimo, sobre suas experiências etc.

•Cognitivo: Relativo ao conhecimento, processo mental de percepção, juízo e raciocínio. (Qualquer coisa que esteja relacionada ao cérebro é chamada de cognição.) A cognição é algo que não tenho acesso direto, mas que fica evidente no comportamento linguístico.

John Watson                                                                                             Frederick Skinner

BEHAVISORISMO METODOLOGICO                                                 BEHAVIORISMO RADICAL

1913                                                                                                           1945

COMPORTAMENTO E REFLEXO                                                          COMPORTAMENTOOPERANTE

PENSAMENTOS E EMOÇOES                                                                 PENSAMENTO E EMOÇÕES

Condicionamento reflexo: Tipo de ação que a gente não consegue segurar, exemplo: salivação, bocejo e espirro. Precisa de estimulo.  Foi estudado do condicionamento reflexo:

•1º Estimulo alimento.

•2º Desperta a salivação do cachorro.

•3º Sino.

Condicionamento operante: Sempre que você emite um comportamento que gera uma consequência reforçadora as chances desse comportamento se repetir aumentam. Não precisa de estimulo. Ex: Do pombo e do menino contando piada.

•1º A pessoa conta a piada na festa.

•2º Se a outra pessoa achar a piada engraçada, o contador de piadas contara mais.

•3º Isso acontece porque contar a piada e a pessoa rir foi uma consequência reforçadora.

Estimulo discriminativos: Influencia antes de o comportamento ocorrer, exemplo é ele não contar piada por estar em outro ambiente aonde as pessoas não dão risada.

TEORIA DA GESTALT

Foi criada por Max Wertheimar e teve participação  do Kurt Koffkan e Wolfgang Kohler.

•Estudo do comportamento pelo estimulo-resposta.

• Desconsideravam os conteúdos conscientes devido à impossibilidade de controla-los de modo cientifico.

•Comportamento deveria ser observado em seus aspectos mais globais e deveria haver consideração das condições que alteram a percepção do estimulo.

Termo alemão que não tem tradução, mas foi considerado como terapia da imagem e boa forma, o objetivo é entender a percepção de imagens e como nos percebemos as coisas. Teoria da percepção diz que nos aprendemos de acordo com nossas experiências e forma que vemos o mundo.

Exemplo: Sala de aula, você vai perceber que não e sua porque ficou impregnado na sua percepção. Pode ser um ventilador que tem nessa e na outra não, ou sombra, luz, cartaz. Ou Macaco só consegue alcançar a banana quando a vara ficou no seu campo perceptivo e só  assim conseguiu o seu objetivo.Ele aprende como ele percebe.

O insight é aquele “ah é assim, mds tava tudo ai e eu não consegui perceber” entender e fazer boa forma daqueles elementos.

Isomorfismo: relação entre a situação de aprendizagem e a correlação mental que eu tenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com