TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento De Pessoal

Monografias: Recrutamento De Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de recrutamento da empresa.

O objetivo do trabalho é analisar e avaliar as formas de recrutar e selecionar pessoas, visto que os recursos humanos são fatores importantes para o funcionamento de qualquer organização. O processo de recrutamento e seleção deve ser adequado para que as organizações atinjam seus objetivos. Fica evidente que o processo de recrutamento e seleção deve ser feito com muito cuidado, pois, as consequências de um processo errado como diminuição da produtividade, absenteísmo, insatisfação por parte dos funcionários, rotatividade. Isso tudo implica em custos para as empresas. A empresa acima mencionada, que foi a entrevistada, utiliza o método de seleção de pessoal.

Sobre o método utilizado pela empresa entrevistada pode-se dizer que a seleção de pessoal é uma atividade de escolha de pessoas, de classificação e de decisão, e, portanto, restritiva e abstrativa. O objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização. A seleção funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam integrar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Há um velho ditado popular que afirma que a seleção constitui a escolha certa da pessoa certa para o lugar certo.

A seleção é importante, pois, as pessoas possuem diferenças individuais e uma variedade humana enorme. As diferenças individuais entre pessoas tanto no plano físico como no psicológico levam as pessoas a terem comportamento, reações e desempenhos diferentes, dai então o verdadeiro sentido de se fazer seleção, pois, se todos fossem iguais seria desnecessário o processo de seleção.

A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e analise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção. O órgão de seleção não pode impor ao órgão requisitante a aceitação dos candidatos aprovados no processo de comparação. Pode apenas prestar um serviço especializado, aplicar as técnicas de seleção e recomendar ao cargo. Porem, a decisão final de aceitar ou rejeitar os candidatos é sempre responsabilidade de linha (de cada chefe ou gerente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com